O PSD venceu no nosso concelho com 6129 votos (33%), seguindo-se o PS com 4724 (25,43%), CDS com 1810 votos (9,74%), o BE com 1633 votos (8,79%), e a CDU com 609 votos (3,28%). Os resultados do nosso concelho estão disponíveis para consulta aqui e os globais do país aqui.

Sobre os dados apurados, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, realçou o facto da abstenção ter diminuído: “existe uma ligeira diminuição da taxa de abstenção relativamente ao resultado de há 4 anos atrás, ou seja, praticamente mais 1600 pessoas foram votar. Nesse sentido, houve uma maior disponibilidade por parte das pessoas para participar neste ato eleitoral”.

O Presidente referiu o facto da Póvoa em relação ao resto do país “andar em contra ciclo, pois poucos concelhos tiveram a vitória do PSD”. Para si, a “grande surpresa foi o eclipse da CDU, uma tendência notada desde as últimas eleições autárquicas”, acrescentando “o enorme crescimento do PAN e a normal subida do Bloco de Esquerda por ter vindo a capitalizar a perda do PCP”.

O edil alertou ainda para a importância das eleições europeias pois “é a Europa que tem permitido a modernização do nosso país, a criação de melhores condições e de maior disponibilidade para combater o desemprego, para o desenvolvimento das nossas indústrias, e para o desenvolvimento das nossas cidades sob o ponto de vista da disponibilização de fundos comunitários para a reabilitação urbana”.