Esta iniciativa, que contou com a presença da Vereadora da Coesão Social, teve como objetivo dar a conhecer o ponto de situação das metas atingidas até ao momento por este projeto, com investimento total de 5 milhões de euros, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.

São 7 as Operações Individuais que constituem o PAOITI: “Envelhecer Ocupado”, “Póvoa de Varzim Promove Afetos em Casa (PVpAC)”, “Projeto de Promoção em Literacia Mental (AtivaMENTE), “Mar de Todos”, “Guia de Boas Práticas da UTL Litoral Norte”, “Gestão Global do Plano, Monitorização e Avaliação de Impacto”, “É Bom Viver no Bairro” e “Póvoa de Varzim Potencia Literacia” (PVPL); esta última ação conta, igualmente, com o apoio da equipa da educação do Município, representada na sessão pelo Vereador Luís Diamantino.

Desde que foram aprovadas no nosso concelho, há apenas 18 meses, estas ações têm vindo a apoiar diariamente mais de 2 mil pessoas (831 beneficiários com menos de 25 anos), 805 (25 – 64 anos) e 497 (65 anos ou mais). A taxa de execução é bastante positiva, com uma média de 48% de ações implementadas na Póvoa de Varzim, conduzidas por 15 técnicos no terreno.

Para Andrea Silva, “mais do que os números, e estes são bastante animadores, são as pessoas que todos os dias têm acesso às atividades que a nossa equipa está a desenvolver”. Segundo a Vereadora, “este tem sido um trabalho desafiante mas transformador, no qual estamos a construir um futuro melhor” para todos os poveiros.