Mas, a pandemia COVID-19 veio obrigar-nos a parar e a alterar drasticamente os nossos comportamentos individuais em prol de interesses coletivos e de um bem maior: a preservação da saúde de todos nós. Afinal, o mais importante são as pessoas – tudo o resto é secundário.

Tal como no Dia da Cidade, agora com o S. Pedro festejemos com uma produção videográfica, com alegria e saúde! Para além de uma viagem intensa pela nossa memória, revivendo tão extraordinários momentos da nossa festa, o S. Pedro Online inclui a mensagem dos Presidentes de Direção dos 6 bairros e do Presidente da Câmara Municipal, que aproveitam para convidar todos a viverem a festa deste ano de forma prudente, em casa com a família e os amigos.

As circunstâncias exigem que o São Pedro seja celebrado de forma diferente em 2020: “vamos todos ter que viver esta data em casa”, refere o Presidente da Câmara, Aires Pereira. Pede contenção aos poveiros para que no próximo ano o santo da nossa devoção seja festejado a dobrar, solicitando, ainda, a colaboração de todos os poveiros no sentido de serem agentes de saúde pública.

A data é de grande importância para a Póvoa de Varzim e para a região, a qual, para além de nos unir enquanto comunidade de nobres raízes piscatórias, marca a nossa identidade única e inconfundível enquanto poveiros. Atrai milhares de poveiros e visitantes que procuram os Bairros da Póvoa de Varzim para connosco celebrar o São Pedro. Por isso, estando todos nós a viver um tempo diferente, os Presidentes dos seis Bairros partilham o mesmo pedido: festeje em casa para que em 2021 o São Pedro volte a ter a festa que merece.

José Giesteira, do Bairro de Belém, pede aos moradores daquela zona da cidade que utilizem os seus quintais e terraços para assar sardinhas apenas com a família e amigos próximos. Rui Batista, da Mariadeira, lembra que a permanência em casa é em prol da saúde dos poveiros e pede a todos os moradores do Bairro que cumpram as diretrizes da Direção-Geral de Saúde (DGS). António Quilores, da Matriz, recorda com emoção os meses de confinamento e o consequente afastamento de filhos e netos. Mediante os pouquíssimos casos de COVID-19 na Póvoa de Varzim, Quilores pede aos moradores do Bairro que permaneçam em casa de modo a não ser necessário regressar ao confinamento. José Moita, do Bairro Norte, não esconde a tristeza de não ser possível fazer a festa habitual, mas garante que os bairristas e simpatizantes do Norte vão cumprir as regras. Sérgio Ferraz, do Bairro de Regufe, pede aos moradores que não comprometam o trabalho e o esforço de todos e que fiquem em casa. Pedro Casanova, do Bairro Sul, apela ao recato dos festejos de maneira a garantir que em 2021 o São Pedro seja festejado com toda a pompa.

Viva e reviva S. Pedro, memórias de mil cores, imagens brilhantes e a certeza de que voltaremos a celebrar em harmonia e confiança.