A apresentação teve início com a representação de um diálogo entre Eça de Queirós e Ramalho Ortigão por membros do grupo de teatro dos Leões da Lapa. Seguiu-se a intervenção do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, que se referiu às crianças como leitores muito exigentes. No entanto, para o autarca, Gisela Silva tem o talento e a sabedoria para cativar o público infantojuvenil com as suas histórias cheias de palavras que encantam.

Já a autora, para quem Eça de Queirós é o escritor de eleição, afirmou que este trabalho representou um grande desafio e que lhe exigiu uma grande entrega.

Eça de Queiroz. Sou um pobre homem da Póvoa de Varzim conta com ilustrações de Sebastião Peixoto. O livro introduz-nos, de forma breve e simples, no mundo e na vida de um dos mais importantes escritores portugueses de sempre. Dirigido a um público juvenil, mas perfeitamente adequado a um público adulto, percorre a vida e as vivências daquele que muitos consideram o mais importante romancista e contista português.

Eça de Queiroz nasceu a 25 de novembro numa das casas situadas na bonita “Praça Nova do Almada” e, adulto, enobreceu Portugal.