O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, marcou presença na cerimónia, que contou com a atuação de um grupo coral, com elementos das paróquias de Arcos e Rates e instrumentistas da Escola de Música Arnaldo Moreira, dirigidos pelo maestro José Abel Carriço.

No ano passado, a Igreja Católica dedicou um papel central da sua ação ao tema da “Misericórdia” de Deus. O Museu Municipal e o Arciprestado de Vila do Conde/Póvoa de Varzim associaram-se então à iniciativa e abriram as portas a esta exposição alusiva ao tema, acolhendo património conservado no museu e nas nossas igrejas e capelas.

A exposição abriu ao público no dia 28 de outubro de 2016 e durante três meses mostrou algumas das suas manifestações e registos, exprimindo a profunda e arreigada religiosidade nas comunidades locais.