Organizado pelo Conselho Nacional de Juventude em parceria com a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o apoio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, o Encontro teve como tema a reforma do sistema político.

Sendo assim, os jovens participantes puderam discutir assuntos como Direitos Humanos, Igualdade de Género, formas emergentes de participação, representatividade, Portugal no mundo, o futuro dos jovens no mercado de trabalho, a visão jovem sobre o sistema de educação, cuidados de saúde primários e papel dos jovens na sustentabilidade ambiental. Além disso, uma vez que o tema do ENJ era a reforma do sistema político e as Eleições Legislativas vão acontecer no próximo domingo, 6 de outubro, os participantes puderam assistir a debates com candidatos jovens de todos os partidos com assento parlamentar.

O 17º ENJ recebeu a visita do Secretário de Estado João Paulo Rebelo na tarde de sexta-feira. O responsável pela pasta do Desporto e Juventude já tinha estado na Póvoa de Varzim na apresentação do Encontro no passado mês de agosto. João Paulo Rebelo foi recebido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino, e pelo Vereador do Pelouro da Juventude, Marco Barbosa.

A Sessão de Encerramento contou com a presença da Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva.