O autarca explicou que “esta apresentação tem como principal finalidade projectar o Encontro pela Paz ao mostrar aquilo que vai ser feito até Janeiro e incentivar a comunidade a participar nas actividades.” Luís Diamantino continua a acreditar que “vale a pena investir na paz e este encontro serve para que os momentos de dádiva vivenciados por todos aqueles que participam nos façam pensar naquilo que queremos para o futuro dos nossos filhos, dos nossos netos.” Por este motivo, Luís Diamantino pensa que “todos temos a responsabilidade de fazer algo para mudar o mundo.” A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é a parceira do Encontro que, segundo o vereador, tem como porta-estandarte Mário Ferraz.

O impulsionador da iniciativa considera que “não estaremos em paz enquanto não nos amarmos mais, inclusivamente a nós próprios.” Mário Ferraz evidenciou o trabalho realizado pelos imensos voluntários e sublinhou a vertente educativa do Encontro.

As iniciativas começam a 10 de Dezembro, às 10h00, no Diana Bar, com a inauguração da exposição “Fecho os olhos e sonho com a Paz” e a actuação de Francisco Cruz e Mara São Roque – A Dupla Maravilha. No dia 12 de Dezembro, a Chama da Paz vai percorrer todas as freguesias da Póvoa de Varzim com a ajuda de atletas das associações locais. No dia 13 de Dezembro, às 15h00, Tiago Pereira, violinista, juntamente com a Academia Gimnoarte, irá actuar no Pavilhão Municipal. De seguida, a organização sugere a Marcha da Paz, desde o Pavilhão Municipal até à Praça do Almada, onde se solicita que a população deposite uma flor branca na Taça da Paz.

No dia 20 de Dezembro, o Estádio do Varzim SC recebe o Varzim Sport Club e o Portimonense Sport Club. Mário Ferraz pede a todos que momentos antes da meia-noite, no dia 31 de Dezembro, façam um minuto de silêncio pela paz. No dia 1 de Janeiro, às 16h00, no Cais, as flores depositadas na Taça da Paz serão lançadas ao mar.

O encerramento do Encontro será no dia 16 de Janeiro, às 21h30, no Diana Bar, com o visionamento de um filme, entrega de diplomas e actuação de Evaldo Barros e Elisa Vilaça.