Esta visita decorre das pressões que Câmara Municipal, Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar e Capitania dos Portos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde têm vindo a fazer junto do Governo.

A Câmara Municipal da Póvoa de Varzim foi o local de reunião, ao final da manhã, entre Aires Pereira, Presidente do município poveiro, José Festas, Presidente da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, e Artur Simas Silva, Capitão dos Portos de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, e Fernando Alves. Seguiu-se, ao início da tarde, uma visita aos locais mais sensíveis no Porto de Pesca.

O Presidente da Câmara Municipal transmitiu que se trata de um problema de emergência que afeta a comunidade poveira e, principalmente, aqueles cuja vida profissional depende do mar, pondo em causa a subsistência dos pescadores. O edil considera que esta é uma situação inaceitável, do conhecimento público e da tutela.

Aires Pereira revelou que já é sabido da existência de outros problemas identificados que afetam a segurança e movimento do Porto de Pesca e Recreio. No entanto, no imediato, pretende-se uma intervenção parcial que permita a entrada e saída das embarcações em segurança. Posteriormente, uma análise mais profunda para resolver outros problemas do Porto de Pesca.

Fernando Alves mostrou-se motivado e sensibilizado pelas palavras, informações e argumentos apresentados pelos três intervenientes, prometendo ser muito breve na elaboração do relatório a entregar à Ministra da Agricultura e do Mar e Secretário de Estado do Mar.

Espera-se que esta seja a última iniciativa antes da resolução do problema que passa pelo desassoreamento urgente da barra da Póvoa de Varzim.