Aires Pereira começou por agradecer o trabalho de todos os concessionários para a consolidação da Póvoa de Varzim como destino de excelência do noroeste peninsular, reforçando que é importante que este empenho continue, em prol da preservação da boa imagem do concelho e de todos. A Póvoa de Varzim tem vindo a manter, desde 2016, todas as suas 8 bandeiras azuis, às quais acrescem as 7 bandeiras de praia acessível.

Este último ponto é de grande importância para a Câmara Municipal, uma vez que se vai voltar a promover o “IN-PÓVOA Praia para Todos“, um projeto gratuito que promove o acesso à praia por pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, através de voluntários. Este ano, além da Praia Verde (Póvoa de Varzim), Praia do Paimó (Aguçadoura) e Praia da Fragosa (Aver-o-Mar), “este serviço vai estar disponível também para os banhistas da zona urbana sul”, anunciou o Presidente da Câmara.

O Capitão do Porto explicou que a duração da época balnear, que este ano será de 17 de junho a 10 de setembro, é determinada por lei aplicável a toda a zona norte. No entanto, foi explicado aos concessionários que podem, mediante pedido com antecedência, antecipar e/ou alongar a época desde que assegurem os dispositivos de segurança.

Recorde-se que o Município da Póvoa de Varzim leva o tema da segurança muito a sério, investindo na prevenção ao longo do ano, através da implementação do Projeto Aquavida, com vista à diminuição do número de incidentes nas praias. A isto junta-se o projeto Salvamento Diferenciado, fruto igualmente de uma parceria da autarquia e os Golfinhos, que permite aumentar o dispositivo de segurança das nossas praias com equipamentos, recursos e viaturas em constante mobilidade.