Com o objetivo de reforçar a segurança dos portugueses foram criadas 42 Equipas de Intervenção Permanente (EIP), estruturas permanentes e profissionalizadas, apoiadas em 50% pela Autoridade Nacional de Proteção Civil e em 50% pelas autarquias.
A Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, assinou o protocolo em representação do Município da Póvoa de Varzim na passada semana, em Leiria, na presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.
A criação das EIP surge para a afirmação da defesa, da valorização do voluntariado, da qualificação das nossas corporações de bombeiros. A sua grande finalidade é a melhoria e eficiência da proteção civil e das condições de prevenção e socorro face a acidentes e catástrofes, designadamente mediante a valorização das associações e dos corpos de bombeiros voluntários, enquanto verdadeiros pilares do sistema de proteção e socorro, através do reforço dos incentivos ao voluntariado, do apoio ao funcionamento e ao equipamento e do pleno aproveitamento das capacidades operacionais e de comando.
Uma das EIP a constituir será no Corpo de Bombeiros da Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.