As inscrições decorrem até 20 de Fevereiro, junto da Casa da Juventude, sendo que as fichas de inscrição e os regulamentos para cada um dos concursos estão já disponíveis nos estabelecimentos de ensino. O concurso é aberto a todas as escolas envolvidas no Projecto e divide-se em três escalões: o A para o 2º ciclo, o B para o 3º Ciclo e o C para o Secundário.

Os trabalhos devem ser desenvolvidos pelos estudantes com a colaboração dos professores, sendo que cada aluno só pode inscrever um trabalho a concurso. Dependendo da área, os trabalhos podem ser elaborados individualmente ou colectivamente, sendo que o tema é livre para todos os concursos, excepto para a categoria Multimédia, que deve respeitar o tema “A Minha Cidade”.

Em Pintura, Desenho, Banda Desenhada e Escultura o material usado fica por conta da imaginação de cada participante que, no que respeita às dimensões, deve respeitar os máximos estabelecidos pelo regulamento: 70 cm por 70 cm na categoria Pintura; tamanho A3 para Desenho; quatro páginas A4 na Banda Desenhada; e 30 cm de altura, 20 cm de largura e 20 cm de profundidade na categoria Escultura.

Nas categorias Prosa e Poesia os trabalhos não devem exceder as duas páginas A4.

Os interessados em participar na categoria Multimédia podem ainda escolher entre uma de três vertentes. São elas a Apresentação Electrónica, a Página Web e a Newsletter Electrónica.

Os prémios vão ser entregues durante a Festa de Encerramento, que decorre a 23 de Abril de 2009, aos três melhores trabalhos de cada escalão.