A iniciativa, organizada pela Escola de Música da Póvoa de Varzim, contou com a participação de cerca de duas dezenas de alunos.

A sessão de entrega de diplomas e concerto de encerramento contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino.

A Masterclasse tem como objetivo de contribuir para o desenvolvimento técnico-artístico dos alunos, incentivar a troca de opiniões e diferentes conceitos partilhando experiências musicais individuais e coletivas, motivar o progresso na aprendizagem, fomentar hábitos de estudo regulares através do contato com diversas metodologias e projetar a Escola de Música e o concelho da Póvoa de Varzim no panorama musical nacional.

Marco Pereira tem dedicado uma importante parte da sua vida a ensinar, em diversos pontos do país e estrangeiro, como docente de escolas do ensino artístico, ou como orientador de cursos de aperfeiçoamento. Atualmente é professor de flauta no Conservatório de Música do Porto e Conservatório de Música da Jobra.