Esta fase teve como objetivo principal fomentar nos alunos das escolas poveiras atitudes e comportamentos pró-sociais, isto é, ajudar a que se tornem cidadãos altruístas e cooperantes.

O PVPV é um projeto que pretende combater o insucesso e abandono escolar através de práticas inovadoras de intervenção psicossocial, envolvendo a família, o pessoal docente e não docente e dos próprios alunos, diminuindo em 25% a taxa de retenção.

O concurso “Olimpíadas da Cidadania e Património” foi, então, um dos eventos organizados durante o ano escolar 2019/2020 e que decorreu na Plataforma Póvoa+, um espaço seguro de aprendizagem, colaboração e partilha para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. Na Plataforma estão disponíveis jogos, atividades e desafios dinâmicos e lúdicos relacionados com as temáticas de Currículo Local, Educação para a Cidadania e Conteúdos Curriculares.

A entrega dos prémios (jogos de tabuleiro digitais) decorreu, assim, esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e Vereador da Educação, Luís Diamantino, afirmou que “o afastamento das crianças das suas escolas fez com que alunos e pais reconhecessem ainda mais a importância dos professores. Na Póvoa de Varzim existem escolas de excelente qualidade, mas a família precisa estar envolvida na educação das crianças. Foi com essa finalidade que criámos o PVPV e fico muito feliz em ver aqui os pais e as mães dos alunos vencedores do concurso, sinal de que esse propósito está a ser cumprido”.

Sobre os três meses de ensino à distância, o autarca afirmou que o contacto com os amigos e com os docentes está a fazer falta às crianças: “temo que este distanciamento físico nos esteja a tornar pessoas mais frias. Por isso, é importante que continuemos a mostrar afeto, sem abraços, mas com palavras e olhares”.