Após a assinatura do Protocolo entre o Município da Póvoa de Varzim e a Direção da Escola, que prevê a utilização gratuita do Pavilhão Gimnodesportivo pelas associações do concelho, fora do período escolar e através da entrada autónoma que com esta empreitada de ampliação e requalificação foi agora criada, Aires Pereira agradeceu a compreensão da comunidade escolar e dos encarregados de educação. Segundo o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, estes “perceberam sempre que estávamos todos do mesmo lado” em prol de um resultado positivo que apenas é possível “quando há profissionalismo, boa vontade e espírito de entendimento”.

A Diretora do Agrupamento de Escolas Dr. Flávio Gonçalves, Professora Luísa Gomes, orientou uma visita testemunho que foi bem demonstrativa da grande diferença entre o antes e depois desta empreitada (ver as imagens comparativas aqui). Esta melhoria é ainda mais sentida ao nível das salas de aula, cujo acesso passou a ser coberto e apoiado por uma sala de estudos central, e ao novo Pavilhão Gimnodesportivo, agora dotado de 8 balneários e de uma sala de ginástica adicional.

A educação assume um papel crucial no desenvolvimento económico e social dos concelhos e, por isso, a aposta no ensino, nomeadamente nos equipamentos escolares cujo investimento já ultrapassa a verba de 10 milhões de euros, vai continuar a ser uma prioridade da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. Para Aires Pereira, “apesar de o investimento nas escolas não ser uma responsabilidade direta da autarquia, vamos continuar a fazer um esforço orçamental, assim como a alocar verbas de fundos comunitários que conseguirmos reunir”, em prol do progresso e o sucesso contínuo dos nossos jovens, porque investir na educação é contribuir para a igualdade de oportunidades.