Num ambiente de festa foram distinguidos alunos e professores envolvidos no projeto Desporto Escolar, dando a conhecer à comunidade o trabalho desenvolvido ao longo de mais um ano, bem como os prémios alcançados pelos alunos.

Durante este ano letivo estiveram envolvidos centenas de alunos e dezenas de professores, distribuídos nas modalidades de ténis, voleibol, golfe, boccia, natação adaptada, badminton, bodyboard, basquetebol, natação, andebol e atividades rítmicas expressivas.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, transmitiu que “enquanto Presidente da Câmara tenho muito orgulho nesta escola e naquilo que representa na Póvoa de Varzim”, reconhecendo que também é notório “o orgulho que a Escola tem na cidade”.

E a propósito do reconhecimento que tem pelo ensino público na nossa cidade, o edil recordou a atribuição da Medalha de Reconhecimento Poveiro – grau Prata, em 2017, aos Diretores de escolas, nomeadamente, ao da Escola Secundária Rocha Peixoto, Albertino Cadilhe, “um exemplo de dedicação, profissionalismo e rigor”, acrescentando que “só com rigor conseguimos no desporto, na vida e na escola obter o sucesso e fazer com que nos preparemos cada vez melhor para as dificuldades que a vida nos depara”. Neste sentido, Aires Pereira constatou que “é salutar que esta escola continue a ter elevados padrões de exigência” e “desta forma possamos garantir que esta continuará a ser uma escola de excelência e de referência em todo o nosso país”.

E porque o tema da noite era o Desporto, era inevitável que o autarca se referisse à participação dos RP Dancers, em representação de Portugal, no Campeonato do Mundo, World Hip Hop Dance Championship, que se irá realizar de 5 a 11 de agosto, em Phoenix, Arizona, Estados Unidos da América: “este ano, estamos a ser bafejados por um conjunto de pessoas muito especiais desta escola que têm a oportunidade de levar o nome da Póvoa de Varzim ao outro lado do Atlântico”.

Sobre esta participação, o Presidente reconheceu que “é um grande esforço que está a ser pedido”, assumindo que “há muita dedicação dos alunos e dos professores em conseguir juntar os meios financeiros necessários para que isso seja possível”. Neste sentido, deixou uma palavra de confiança afirmando que “com o vosso esforço e dedicação, vamos conseguir lá ir”, garantindo que “o Município vai ajudar-vos”.

Terminou, dizendo que “o sonho vai ser concretizado mas vão ter que continuar a lutar por ele para que possamos todos juntar o dinheiro necessário para irem aos Estados Unidos e poderem exibir bem alto a bandeira dos RP e a bandeira da Póvoa de Varzim”.