No Dia Nacional do Peregrino, 13 de outubro, a Presidente da Câmara Municipal, Andrea Silva, e o Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de Varzim, Ricardo Silva, inauguraram o Centro de Acolhimento ao Peregrino, na Esplanada do Carvalhido.
Na sua alocução, a Presidente da Câmara começou por agradecer a Ricardo Silva pela parceria que está na base da criação deste espaço, cedido pelo Município à Junta de Freguesia, reconhecendo que nasceu de “cada um com o que sabe e pode a trabalhar para o mesmo fim”. A edil acrescentou que “criar um Centro de Apoio ao Peregrino é daquelas iniciativas que não se fazem por vaidade porque não rendem votos nem manchetes. Fazem-se porque alguém passou à porta, olhou para quem vinha a andar e perguntou o que lhe faltava”.
Andrea Silva lembrou que cuidar foi a palavra escolhida para guiar este mandato e “vale tanto para quem vive aqui como para quem só aqui passa uma noite. A Câmara não fica fora do caminho. Mantemos uma ligação antiga com a Associação dos Amigos do Caminho Português de Santiago, com quem promovemos este ano a exposição “Os trajes tradicionais no Caminho de Santiago”. E é no caminho que melhor se percebe a importância da Póvoa de Varzim aprofundar a sua ligação à Galiza”. Mas, a Presidente considera que “esta relação não se esgota no plano cultural e humano. Há, do outro lado do Minho, um mundo de oportunidades económicas, do turismo à indústria que ainda não aproveitamos por inteiro: visitantes que podem escolher a Póvoa de Varzim como destino, empresas que podem cooperar, cadeias de valor que se podem cruzar. O peregrino que aqui pernoite hoje pode ser o turista que volta amanhã e o parceiro de negócios que um dia nos procura. É por isso que queremos aprofundar esta relação com projetos concretos e cooperação real. Aos peregrinos que hoje aqui estão ou que vão passar nos próximos dias, deixo uma mensagem simples. Esta casa é vossa”.
O Presidente da Junta de Freguesia transmitiu que o Centro de Apoio ao Peregrino foi proposto como uma forma de estabelecer no Caminho da Costa um ponto de referência para os Peregrinos que atravessam a nossa cidade. Ricardo Silva informou que “além do Apoio ao Peregrino, o espaço funcionará como exposição permanente da Camisola Poveira, que recentemente passou de peça do Traje Tradicional do Pescador Poveiro para ex-libris nacional. Neste espaço funcionará também uma loja de âmbito social, em que a venda dos produtos reverterá para as Instituições de Solidariedade Social do concelho. No âmbito da nossa campanha de recolha de livros usados, funcionará também uma Biblioteca de livros grátis, que aconselhamos a soltar no mundo depois lidos. Por fim, mas de grande importância, criamos a iniciativa “deixe uma mensagem a Santiago”, cuja receita reverterá para a Liga Portuguesa contra o Cancro, porque nessa viagem da vida, somos cada vez mais todos peregrinos. O Centro está no Caminho da Costa para Santiago de Compostela, mas estará aberto e dará apoio a todos os Peregrinos dos Caminhos de Santiago, aos Peregrinos Marianos, a Fátima, a outros locais de devoção dos poveiros, e futuramente será um ponto incansável para a promoção dos anunciados Caminhos para o nosso Santuário de Balasar”.
O Centro de Apoio ao Peregrino vai estar aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h00, e das 14h00 às 16h00, e aos sábados, das 8h00 às 13h00.



