Edgar Pinho foi escolhido para liderar o clube poveiro durante o triénio 2019/2021 no passado dia 28 de setembro. Ao Presidente junta-se, na Direção, Américo Campos, Paulo Costa, Flávio Moita, Luís Suarez, Miguel Ribeiro, Joaquim Oliveira, Carlos André e Telmo Sousa. O Presidente da Assembleia Geral é Moura Gonçalves e contará com o apoio de Rodrigo Moça, Mário Jorge Rodrigues, José Manuel Almeida e Joaquim Ferreira. O Presidente do Conselho Fiscal é Abel Araújo que terá o apoio de Miguel Oliveira Marques e Miguel Matos.

Perto de duas centenas de pessoas estiveram presentes na cerimónia. Membros das Juntas de Freguesia, de associações poveiras, sócios e empresários do concelho mostraram, dessa forma, esperança no trabalho que o grupo eleito irá realizar ao longo dos próximos três anos.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, esteve presente nesta cerimónia e afirmou que aquele momento “marca uma nova era”. O edil pediu compreensão, uma vez que “os problemas do clube não podem ser resolvidos de um dia para o outro e do que o Varzim precisa é de união”. Aires Pereira sublinhou que “mais importante do que uma vitória é o futuro do clube e é disso que estamos a falar neste momento”. Segundo o autarca, “esta é uma oportunidade que o Varzim precisa. Mas, se estão à espera que estes senhores resolvam todos os problemas do clube desenganem-se. Isso só será possível com a colaboração da Póvoa inteira. Vamos espalhar o projeto Varzim pelas freguesias. Há uns anos, o maior número de sócios estava nas freguesias. Essa realidade foi-se alterando e é preciso voltar a captar sócios fora da cidade”.

Aires Pereira foi perentório: “Esta é uma nova era. Dizem que não há Planeta B porque a forma como estamos a utilizar o nosso Planeta está a colocar em causa a nossa sobrevivência. Atrevo-me a dizer que também não haverá um Varzim B e se este não for um momento de compreensão, em que todos damos as mãos, podemos estar a pôr em causa este clube que é, sem sombra de dúvida, a melhor e maior imagem da Póvoa de Varzim”.

Aires Pereira acrescentou, ainda, que “o Varzim está preso à Póvoa e a Póvoa está presa ao Varzim”, numa alusão ao compromisso entre o clube e a autarquia quando à construção da Academia de Formação e da bancada nascente no atual estádio, garantindo que mantém o compromisso anteriormente assumido.

O edil sublinhou que não será possível iniciar o processo da nova academia sem resolver o contencioso. Esse é o nó que precisamos desatar para podermos caminhar. Sem isso continuamos a gastar dinheiro para tapar buracos e o Varzim não tem dinheiro para isso.

Edgar Pinho, Presidente do Varzim, referiu a transparência, o rigor, a formação e a edificação de estruturas como principais metas do seu mandato para permitir, no futuro, a sustentabilidade do clube poveiro. O líder alvinegro anunciou que, em breve, haverá duas lojas do Varzim para aproximar o clube aos associados e aos poveiros, recordando que as suas raízes na coletividade começaram através do seu pai, que também foi dirigente no clube. Edgar Pinho voltou a reforçar o seu compromisso e paixão para reorganizar o Varzim.

A sessão contou, ainda, com as intervenções de Moura Gonçalves, Presidente da Assembleia Geral, José Neves, Vice-Presidente da Associação de Futebol do Porto, Telmo Viana, Diretor da Liga Portugal, e de Hermínio Loureiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Futebol.