Este momento foi assinalado por Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, como sendo “muito importante para a qualidade de vida dos cidadãos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde”. O autarca viu, com este acto, “a cereja em cima do bolo”, referindo que uma vez mais era visível o entendimento entre os dois municípios, como aliás já se havia verificado este ano com a assinatura de protocolo de cedência de terrenos para a construção da unidade hospitalar Póvoa/ Vila do Conde.

À semelhança de Macedo Vieira, Mário de Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, considerou este “dia memorável para nós autarcas que durante os últimos anos nos debatemos num esforço diabólico para ver o problema das águas residuais resolvido”. “Só nós é que sabemos o que sofremos com o adiar desta situação e toda a gente sabe que durante anos e anos tentamos convencer o governo da necessidade deste projecto”, reforçou Mário de Almeida que terminou a sua intervenção num tom bem mais optimista afirmando que “estou certo que antes do prazo previsto a obra estará concluída. Tenho esperança que em Junho de 2010 este problema gravíssimo esteja finalmente resolvido”, concluiu.

Tanto Macedo Vieira como Mário de Almeida foram unânimes em reconhecer publicamente o empenho do Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, bem como do Presidente da Águas do Ave, Martins Soares, sem o qual a Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave não se tornaria uma realidade.

Consciente do desafio que este projecto representa, Martins Soares assumiu ter “perfeita consciência de que as expectativas serão superadas e com a entrada em funcionamento da ETAR do Ave ficará resolvido um dos graves problemas de poluição que ocorre na zona norte”, ressalvando que “esta cerimónia só é possível pelo envolvimento de muitos”. Recorrendo ao património oral, Martins Soares lembrou a “Lenda do Rio Ave” afirmando que a Águas do Ave fará com que este rio não seja mais referido pelas lendas, antes se transformando “numa alavanca de desenvolvimento”.

secretario estado ambiente

O Rio Ave serviu também de intróito ao discurso de Humberto Rosa, Secretário de Estado do Ambiente, que o identificou como um símbolo de dificuldade na resolução de problemas mas que finalmente serão solucionados com a construção da ETAR. Humberto Rosa reconheceu que este foi um processo moroso do ponto de vista dos cidadãos mas cuja avaliação de impacto ambiental decorreu com notória celeridade tendo em conta o rigor que etapa exige. “A ETAR vai garantir melhores condições balneares em 2010 e vai permitir devolver qualidade de vida na região”, profetizou o Secretário de Estado.

Com um investimento que rondará os 18 milhões de euros, esta Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) localiza-se na freguesia de Tougues, no Município de Vila do Conde, e vai abranger uma população de cerca de 258 mil habitantes-equivalentes na época alta e 184 mil na época baixa, no ano horizonte de 2033, nos Municípios de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim, e que estará pronta no Verão de 2010. A construção desta infra-estrutura está a cargo do consórcio entre as empresas Monte Adriano, Efacec e Soares da Costa que esta tarde assinaram com a empresa Águas do Ave o Contrato e Auto de Consignação da Empreitada de Execução da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Ave.

assinatura etar

A infra-estrutura está integrada num plano de investimento alargado. Assim, e em apenas três anos, o Sistema Multimunicipal, para além da já anunciada ETAR do Ave, construirá mais de 74 km de interceptores e condutas elevatórias e 16 novas estações elevatórias, o que vem garantir o tratamento adequado dos efluentes domésticos e industriais, que correspondem a cerca de 296 mil habitantes-equivalentes.

Reafirma-se assim a importância do trabalho da Águas do Ave e dos Municípios, para a qualidade de vida das populações e para a protecção dos recursos hídricos desta vasta área territorial.

Para saber um pouco mais sobre o tratamento de águas residuais no concelho da Póvoa de Varzim bem como sobre a sua adesão à Águas do Ave consulte o portal municipal.