Tendo em conta que as temperaturas se encontram acima da média, mas que, por outro lado, é sempre expectável agitação marítima e ondulação forte nesta altura do ano, a Câmara Municipal apela a que haja contenção por forma a evitar riscos desnecessários.

Recomenda-se, assim, que as pessoas evitem caminhar na areia molhada, virar as costas ao mar e desrespeitar uma distância de segurança em relação à linha de água. Por fim, recomenda-se também aos adultos uma vigia permanente de crianças e demais dependentes.

Recorda-se que a maioria das praias portuguesas não se encontram vigiadas, pelo que a resposta a uma situação de socorro poderá ser mais demorada. No entanto, e face à provável afluência junto das praias, a Autoridade Marítima Nacional irá reforçar, a partir de amanhã, a vigilância e fiscalização com o objetivo de sensibilizar a população em algumas zonas balneares.

Por seu lado o Município da Póvoa de Varzim irá ter ativo o Programa Aquavida, ao abrigo do protocolo com os Golfinhos, e que prevê a vigilância em patrulhamento móvel, por nadadores salvadores, ao longo da costa. Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, o Município da Póvoa de Varzim sublinha a importância de não entrar na água e de pedir ajuda imediatamente, através do número 112.