Póvoa de Varzim, 03.08.2007 - Este fim-de-semana a animação continua na Feira do Livro, no Largo do Passeio Alegre, com a música e as artes de rua.
Amanhã, sábado, dia 4 de Agosto, decorre o Festival do Emigrante, às 21h30. Organizado pela Associação Cultural e Recreativa da Matriz, através do Rancho Tricanas d0 Cidral, este festival vai juntar no palco do Passeio Alegre cinco ranchos (incluindo o anfitrião) provenientes um pouco de todo o país. O espectáculo terá a duração aproximada de duas horas. Porém, antes, às 17h00, tem lugar a animação de rua “Contadores de Histórias”, actividade que consiste na narração de histórias infantis, do imaginário popular ou baseados na literatura, por parte de dois actores. Enquanto um deles narra as histórias, um outro vai intervindo e comentado as histórias com o público, numa atitude desafiadora perante o contador da história. No total vão ser contadas três histórias, com a duração de 30 a 40 minutos cada uma.
No domingo, dia 5, tem lugar um teatro de marionetas, às 17h00, da responsabilidade do Grupo Marionetas, Actores e Objectos, de Viana do Castelo. O espectáculo é feito apenas ao som de música sendo que as dezenas de marionetas, manuseadas por dois actores, vão mudando conforme a banda sonora, que inclui sons tão diferentes como os de Daniela Mercury ou Leonard Cohen. O espectáculo tem a duração de 50 minutos e, por não ter texto, é um espectáculo para todas as idades e uma óptima escolha para um fim de tarde à beira mar.
É também no dia 5 que Artur Ferreira se apresenta à Feira do Livro. O caricaturista vai marcar presença na Feira nas tardes do dia 5, 6, 8, 10, 11, 12, 14, 16 e 19 de Agosto, estando disponível para elaborar divertidas caricaturas dos visitantes. Também inserido nas artes de rua, alunos da Escola Profissional de Esposende marcam presença na Feira no domingo, desempenhando as funções de pinta-caras e modeladores de balões, entre as 18h00 e as 20h00.
Na segunda-feira, dia 6, Maria Antónia Ribeiro lança o seu livro de poemas, “Inquietudes”, às 22h00, no Diana Bar.
A escritora, natural do Porto e licenciada em Ciências Biológicas pela
Universidade de Coimbra, iniciou o seu percurso poético com “Sentir”, em 2002. Faz parte dos poetas que preenchem a antologia “O Porto em Poesia”, participa em saraus literários e colabora ainda em jornais e revistas.
Dedica-se também à fotografia, tendo já exposto no Porto, em Braga e na Póvoa de Varzim.
“Inquietudes” foi publicado em Abril de 2007 e dele António Manuel Couto Viana, poeta, contista, ensaísta, actor, dramaturgo, encenador e figurinista, diz ser uma obra “mais intimista, mais egoísta que o anterior; diz-nos bem mais da sua alma; tem maior densidade poética, maior valor literário, quanto a mim.”
Ao lançamento do livro segue-se uma sessão de autógrafos.