Personagens principais deste certame os livros eram tão variados quanto as mãos que os folhearam. Romances, poesia, ficção científica, literatura infantil, livros técnicos, entre muitos outros, revestiam as 32 bancas, oferecendo novos títulos, clássicos da literatura e também raridades, muito ao gosto dos colecionadores. Em comum, todos tinham o facto de oferecer bons momentos de leitura a preços mais atrativos.

Mas, a Feira do Livro é muito mais do que comercialização. A Feira do Livro é também música, dança, atividades infantis e conversas com escritores portugueses.

Quanto à música, destacamos, por exemplo, o concerto pela Orquestra de Câmara de Siero, Astúrias, Espanha. O Diana Bar encheu-se de público que, paulatinamente, foi ganhando confiança e integrando a dinâmica do espetáculo. A Orquestra de Câmara de Siero envolve o público nas suas atuações fazendo com que os concertos tenham uma cumplicidade ímpar entre músicos e espetadores. O ponto alto do concerto acabou por ser a interpretação de “Grândola, Vila Morena”, momento de muita emoção para muitos os que assistiam.

Quanto a atividades infantis, destacamos uma estreia: “Teatrices”, no Cine-Teatro Garrett. Os cantos e recantos da sala de espetáculos foram visitados por pequenos artistas por um dia. O palco, a sala de atos, os camarins, a sala de aquecimento e de ensaios foram usufruídos para várias tarefas: ler poesia, representar, dançar e preparação para entrar em palco. Ou seja, em cada espaço as crianças puderam conhecer a sua finalidade encenando diferentes situações.

O público também teve a oportunidade de conhecer vários escritores ao longo destas duas semanas, quer através de lançamentos de livros, quer através de sessões de poesia, sessões de autógrafos ou conversas informais: Aurelino Costa, Ivo Machado, João Rios, Manuela Gonzaga, João Gobern, Helena Maria Simões Duarte, Paulo Ferreira e Margarida  Fonseca Santos.

Para rever alguns dos momentos desta edição da Feira do Livro consulte as fotogalerias.