A tenda – futuro Palácio do Pai Natal – que irá acolher espetáculos todas as sextas e sábados do mês de dezembro (dias 1, 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29 e 30), às 18h00, está praticamente montada mas muitas novidades ainda vão chegar para a grande festa de Natal, no dia 25 de novembro, a partir das 17h30, em frente à Câmara Municipal. E será a essa hora que a iluminação será ligada, o cenário perfeito para as atuações da Academia Artedança, dos cantores Daniela Bouça Nova e Pedro Costa, acompanhados pela Orquestra Ensemble dirigida pelo maestro Tiago Pereira, e do Coro Feliz Natal Póvoa de Varzim, constituído por todos os grupos corais do concelho.

Após a última atuação irá chegar o Pai Natal e a sua Parada. O grupo irá sair do Largo do Passeio Alegre às 17h30 e irá percorrer as ruas da cidade até à Praça do Almada, onde irá se instalar no seu Palácio. E ali irão permanecer todos os dias, das 10h00 às 20h00.

Como referido anteriormente, às sextas e sábados irá haver espetáculos, sempre diferentes. Sendo assim teremos: no dia 1, Pequeno David e os Sem Soninho; no dia 2, O sapatinho do Pai Natal; no dia 8, Os três Porquinhos; no dia 9, Hakuna Matata; no dia 15, Onde está o Pai Natal?; no dia 16, Pinóquio; no dia 22, A Abelha Maia; no dia 23, O Feiticeiro de Oz; no dia 29, A Carochinha; no dia 30, A Fada dos Dentes.

Mas, teatro infantil não será a única atração dentro do Palácio e fora dele. Este ano haverá desafios para os mais pequenos, como arborismo e pista de obstáculos.

Espalhados pela cidade vão estar baloiços interativos com as palavras magia, felicidade, amizade e viver, ideais para as selfies para as redes sociais. Estes dispositivos vão estar situados na Praça da República, no Largo do Passeio Alegre (em frente ao Casino), na Praça do Almada e no Largo Elísio da Nova.

O Natal vai ser vivido intensamente na Póvoa de Varzim. A festa de dia 25 é apenas o começo de um período de grande animação.

No Cine-Teatro Garrett, no dia 10 de dezembro, às 16h00, poderá assistir ao espetáculo “A Missão de Natal”. “É mais um dia atarefado na fábrica do Pai Natal. Os presentes estão quase terminados e já se sente a ânsia da chegada da noite mais esperada.

Senhor Azevinho, o eterno braço direito do Pai Natal, está quase a terminar a sua missão de chefiar a fábrica e tem três possíveis sucessores: Floco, Granizo e Neve. Estes três duendes têm todas as qualidades para o suceder mas Azevinho não consegue escolher um deles. Decide então dar-lhes uma tarefa: aquele que chegar primeiro com o presente mais especial será o novo Chefe da fábrica.

Entradas | 7,5€ (plateia) e 7€ (balcão)

Bilhetes à venda no Cine-Teatro Garrett e bol (bilheteira Online): http://cine-teatrogarrett.bol.pt

Também na Casa da Juventude não vão faltar atividades. A partir de dia 14 de dezembro, “É Natal na Casa”. Os jovens são envolvidos na decoração do espaço e em preparar a Casa da Juventude para receber em grande esta quadra.

De 18 a 22 os jovens podem passar as suas Férias na Casa-Natal. Haverá um programa de animação juvenil com a dinamização de Oficinas Plástica e de Doçaria, Visitas – Circo Coliseu do Porto e Aldeia de Perlim, Oficinas “Start – Da Ideia ao Projeto” e Feira de Natal. Inscrições gratuitas, limitadas e obrigatórias na Casa da Juventude, de 27 de novembro a 8 de dezembro.

Finalmente, no dia 22, a Casa irá reunir os familiares e participantes da iniciativa Férias na Casa-Natal para um convívio e apresentação dos trabalhos resultantes das Oficinas.

Natal não é Natal sem rabanadas. Muito melhor se forem poveiras. No dia 16 de dezembro, a partir das 16h00, no Posto de Turismo, será realizado o XX Concurso Delícia de Rabanada. O objetivo tem sido, para além da consolidação da imagem e divulgação deste doce a nível local e nacional, promover a sua dinâmica comercial, notando-se claramente, ao longo dos últimos anos, um aumento significativo do número de estabelecimentos que já têm a rabanada poveira na sua oferta. O mesmo fenómeno já é visível em restaurantes fora da Póvoa, o que é um excelente indicador da qualidade e versatilidade deste produto.

Já no Museu irá imperar a tradição com os presépios e a ceia de Natal do pescador. Também irá ser retratada ao vivo com o teatro de marionetas “Cantigas ao Menino”.

No Mercado Municipal o espírito de solidariedade que marca tão fortemente esta época do ano também estará presente. “Vamos dar um bocadinho de nós” é o nome da iniciativa que a Proandi irá levar a cabo de 20 de novembro a 15 de dezembro e que consiste na angariação de bens alimentares não perecíveis, produtos de higiene, brinquedos e material didático. O Mercado Municipal associar-se-á a esta nobre causa, como um dos diversos pontos de recolha da cidade. A Proandi será também a responsável pela confeção de um doce alusivo à época natalícia e que os utilizadores do espaço comercial vão ter a oportunidade de degustar. Esta iniciativa, denominada Doçaria de Natal, será realizada no dia 16 de dezembro.

Numa época tão apelativa à solidariedade, o Mercado Municipal da Póvoa de Varzim associa-se a esse espírito proporcionando um almoço convívio a um grupo de 20 crianças, com idades compreendidas entre os 8 e os 14 anos, acolhidas pelo “Regaço”. Trata-se da atividade de abertura do “Mercado de Natal” do presente ano.

Já pertinho do Natal, o grupo Capela Marta vai apresentar um momento musical que, certamente, alegrará os clientes e concessionários do mercado. O Concerto de Natal irá acontecer no dia 23 de dezembro.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim irá comparecer, mais uma vez, no Mercado Municipal para o já tradicional Concerto de Ano Novo, dia 30.

No dia 6 de janeiro, o Mercado vai “Cantar as Janeiras” com a colaboração das Tricanas Poveiras.

O “Mercado De Natal” despede-se com um gesto de solidariedade dos comerciantes do Mercado Municipal, traduzido na entrega de um donativo à Instituição de Solidariedade Social “Regaço”.

A Escola de Música da Póvoa de Varzim não poderia deixar de levar música aos corações daqueles que vivem o Natal intensamente. Por isso, em dezembro, terá quatro oportunidades para ouvir melodias relacionadas com a época mas não só: dia 15, às 21h30, na Igreja S. José; dia 16, às 21h30, na Igreja de Balasar; dia 17, às 18h30, na Igreja de Argivai; e dia 18, às 21h30, na Igreja Matriz.

O Arquivo Municipal convida-o a aprender a fazer um postal de natal em aguarela criativo e personalizado no dia 6 de dezembro, às 21h00. O workshop é gratuito mas carece inscrição. As crianças não foram esquecidas e todas as terças e quintas, às 10h30 e às 14h30, vão poder criar o seu próprio calendário de Natal.

Ao longo de todo o mês de dezembro vão estar em exposição Postais de Natal de outros tempos. Esta mostra estará patente até 6 de janeiro. Quando as redes sociais ganham maior destaque e importância, perdendo-se a característica pessoal das Boas Festas, o Arquivo Municipal propõe, desta forma, um regresso ao passado.

O desporto também não quis ficar à parte das comemorações e, no dia 6 de janeiro, irá acontecer a I RCM Corrida dos Reis. O evento tem o selo de qualidade das organizações Bikeservice e será muito mais do que uma mera corrida.

Com partida marcada para as 18h00, esta I Corrida dos Reis terá uma extensão de 8 quilómetros. A distância foi planeada para ser acessível e é a ideal para todos aqueles que desejam começar a queimar calorias depois das festividades natalícias.

Veja o vídeo promocional.