O ponto alto das festas terá lugar sexta-feira, 15 de agosto, com a imponente procissão de Nossa Senhora d’Assunção que pelas 16h00 sairá da Igreja da Lapa e percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova; Rua João Dias; Rua da Junqueira; Rua da Alegria; Rua António Graça; Rua Elias Garcia; Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Lapa, onde recolhe. À passagem da procissão pela marginal, frente ao porto de pesca, os andores serão voltados para o mar e, nesse momento, far-se-á ouvir o tiroteio em que serão lançados milhares de foguetes que atroarão os ares numa apoteótica saudação à Virgem padroeira dos pescadores. Mas as celebrações religiosas deste dia contam ainda com a missa solene de festa, às 11h30, presidida por D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e cantada pelo Coro Paroquial Misto (Coral da Lapa e Grupo Esperança Jovem), acompanhado com música instrumental.

A animação musical contará com a atuação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, desde as 8h45 até às 11h15, no palco junto à Igreja da Lapa. À noite, pelas 21h45, o Largo António Nobre irá receber a exibição do Rancho Poveiro e do Rancho As Tricanas da Lapa, sendo que pelas 24h00 dar-se-á o encerramento da festa com uma sessão de fogo-de-artifício.

O início das festas é anunciado na quarta-feira, dia 6, com a girândola de foguetes e repique de sinos às 12h00 e às 17h45 tem início a novena preparatória com terço e missa. Na terça-feira, dia 12, terá início o Tríduo Preparatório, pelo Cónego Doutor Manuel Joaquim Fernandes da Costa, seguido de missa às 18h00.

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, será celebrada uma missa vespertina às 18h00. A animação musical, no Largo António Nobre, caberá A Linda – Rainha da Concertina, às 21h45, seguida de grande sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.

A solenidade religiosa do Beija-mão, a 22 de agosto, das 9h00 às 18h00, põe fim às Festas d’Assunção, com uma missa às 18h00.

As Festas d’Assunção, organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, realizam-se na Póvoa de Varzim há largas dezenas de anos demonstrando o profundo sentimento de religiosidade do pescador poveiro à Virgem d’Assunção por considerar que é ela quem lhe vale nos momentos de aflição e o protege e salva do mar traiçoeiro que diariamente enfrenta.