Passar para o conteúdo principal

A Póvoa de Varzim celebra, nos dias 14 e 15 de agosto, as Festas d’Assunção. Conhecidas como as mais populares do concelho e uma das maiores a nível nacional, as festas religiosas em honra de Nossa Senhora da Assunção atraem à Póvoa milhares de pessoas.

O ponto alto das festas terá lugar sexta-feira, 15 de agosto, com a imponente procissão de Nossa Senhora d’Assunção que pelas 16h00 sairá da Igreja da Lapa e percorrerá o seguinte itinerário: Rua 31 de Janeiro, Largo Elísio da Nova; Rua João Dias; Rua da Junqueira; Rua da Alegria; Rua António Graça; Rua Elias Garcia; Avenida dos Banhos e Avenida dos Descobrimentos, até à Lapa, onde recolhe. À passagem da procissão pela marginal, frente ao porto de pesca, os andores serão voltados para o mar e, nesse momento, far-se-á ouvir o tiroteio em que serão lançados milhares de foguetes que atroarão os ares numa apoteótica saudação à Virgem padroeira dos pescadores. Mas as celebrações religiosas deste dia contam ainda com a missa solene de festa, às 11h30, presidida por D. Manuel Linda, Bispo das Forças Armadas e cantada pelo Coro Paroquial Misto (Coral da Lapa e Grupo Esperança Jovem), acompanhado com música instrumental.

A animação musical contará com a atuação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, desde as 8h45 até às 11h15, no palco junto à Igreja da Lapa. À noite, pelas 21h45, o Largo António Nobre irá receber a exibição do Rancho Poveiro e do Rancho As Tricanas da Lapa, sendo que pelas 24h00 dar-se-á o encerramento da festa com uma sessão de fogo-de-artifício.

O início das festas é anunciado na quarta-feira, dia 6, com a girândola de foguetes e repique de sinos às 12h00 e às 17h45 tem início a novena preparatória com terço e missa. Na terça-feira, dia 12, terá início o Tríduo Preparatório, pelo Cónego Doutor Manuel Joaquim Fernandes da Costa, seguido de missa às 18h00.

Na quinta-feira, dia 14 de agosto, será celebrada uma missa vespertina às 18h00. A animação musical, no Largo António Nobre, caberá A Linda – Rainha da Concertina, às 21h45, seguida de grande sessão de fogo-de-artifício, às 24h00.

A solenidade religiosa do Beija-mão, a 22 de agosto, das 9h00 às 18h00, põe fim às Festas d’Assunção, com uma missa às 18h00.

As Festas d’Assunção, organizadas pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Assunção – Fábrica da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Lapa, realizam-se na Póvoa de Varzim há largas dezenas de anos demonstrando o profundo sentimento de religiosidade do pescador poveiro à Virgem d’Assunção por considerar que é ela quem lhe vale nos momentos de aflição e o protege e salva do mar traiçoeiro que diariamente enfrenta.

Procissão de Nossa Senhora do Rosário: trânsito condicionado

No dia 9 de outubro, a Póvoa de Varzim recebe a procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário.

Importando garantir adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no trajeto da mesma, o Município alerta a população para os condicionamentos de trânsito no dia da procissão, a partir das 16h00.

Assim, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos nas seguintes artérias da cidade: Rua da Igreja, Rua do Visconde, Largo Eça de Queirós, Praça do Almada, Rua Dr. Sousa Campos, Praça da República, Rua da Junqueira, Largo Dr. David Alves, Rua da Alegria, Avenida Mouzinho de Albuquerque, Largo das Dores e Rua de S. Pedro.

Noite de Fado na Fonte da Bica: alterações ao trânsito automóvel

No dia 1 de outubro, o Grupo Recreativo Estrela do Bonfim vai realizar a Noite de Fado na Fonte da Bica.

De modo a garantir as adequadas condições de segurança dos arruamentos integrados no decorrer do espetáculo, o Município alerta a população para a interdição da circulação de trânsito automóvel na Rua Fonte da Bica, entre as 21h30 e as 23h30 de amanhã.