Depois de um fim-de-semana bastante intenso, terminou o programa das Festas de São Pedro 2025, vivido com muito entusiasmo e convívio na rua.
Em cada um dos seis bairros – Belém, Mariadeira, Matriz, Norte, Regufe e Sul – a noitada da passada sexta-feira prolongou-se até ao amanhecer de sábado com muita música e boa disposição. Como habitualmente, o Presidente da Câmara visitou todos os bairros, vivenciando o espírito festivo de cada um deles. Com um programa de animação próprio, em cada bairro foi lançado fogo de artifício com as suas cores.
Na noite de sábado, todos os caminhos foram dar ao Estádio do Varzim que lotou para o Espetáculo das Rusgas, vivido com a máxima intensidade e exultação por todos os bairros. No palco, cada elemento da rusga representou o seu bairro com vincado orgulho e, nas bancadas, os poveiros demonstraram o seu apoio fervoroso com as cores, cânticos e aplausos sempre caraterísticos deste momento único. As atuações principiaram com a Rusga da Póvoa, à qual se seguiu a Rusga do MAPADI. Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Matriz e Sul apresentaram-se de seguida em palco, ao longo da noite, ao som dos cantares típicos de cada bairro. Terminado o espetáculo, foi o momento de assistir ao espetáculo de fogo de artifício piromusical, na marginal norte, que encheu o céu poveiro de cor e brilho. O evento contou, uma vez mais, com transmissão em direto no Porto Canal.
Na manhã de domingo, mais de 2400 atletas percorreram os 10km da Corrida de São Pedro, na qual Bernardo Rocha (SC Salgueiros) se sagrou campeão fazendo o melhor tempo masculino (29m49s) e Solange Jesus venceu o circuito poveiro terminando a prova em (33m23s). Todos os resultados estão disponíveis aqui. Inscrita no calendário da Federação Portuguesa de Atletismo, a Corrida de São Pedro distribuiu quase 6000€ em prémios monetários. Foi coorganizada pelo Centro Desportivo e Cultural de Navais e o Município da Póvoa de Varzim.
À tarde, o desporto deu lugar à tradição, na marginal poveira, que foi palco do Cortejo de Usos e Costumes, que teve início na rotunda do Alto Martim Vaz e terminou na Estátua de São Pedro. Centenas de pessoas assistiram a este cortejo que contou com a participação de cerca de 2000 poveiros dos grupos folclóricos e das associações do concelho, bem como das rusgas da Mariadeira, Regufe, Belém, Norte, Matriz e Sul, com atuação junto à Tribuna situada em frente ao Diana-Bar. Este ano, A Guarda, cidade-irmã da Póvoa de Varzim, também integrou o nosso Cortejo com a sua lancha volanteira “Piueiro”.