A convite do Presidente da Câmara de A Guarda, Antonio Lomba Baz, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, visitou o Município para assinar o reforço deste que é um acordo de geminação “natural entre dois povos que partilham uma ligação histórica muito forte de sobrevivência, de luta contra os elementos e de resiliência na afirmação da identidade local”, sendo as siglas poveiras e “as marcas de A Guarda” – cuja comparação é inevitável – um dos exemplos disso mesmo.

Durante o seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim emocionou os presentes ao recordar Manuel Lopes e a viagem inaugural da Lancha Poveira do Alto “Fé em Deus” que foi, inclusive, até A Guarda. Essa viagem repetiu-se agora, anos mais tarde, com a nossa lancha a juntar-se à lancha volanteira “Piueiro” em mar, marcando com grande simbolismo este fim-de-semana repleto de emoção para ambas as comunidades.

Recorde-se que os dois municípios vêm concretizando, sobretudo desde 1991, iniciativas de intercâmbio cultural que acrescentam visibilidade à relação de irmandade entre os dois povos. A Guarda vem agora juntar-se às três cidades com quem a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação, Montgeron (França), Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta).