O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, dirigiu-se à Marina para desejar boa viagem aos tripulantes da Lancha comandada pelo Mestre Nia Préu.

Os Municípios da Póvoa de Varzim e de A Guarda vêm dando expressão pública oficial a esta relação, que as duas comunidades, através dos seus núcleos piscatórios, cultivam, de forma historicamente comprovada, desde o século XVI. Os dois municípios vêm concretizando, sobretudo desde 1991, iniciativas de intercâmbio cultural que acrescentam visibilidade à relação de irmandade entre os dois povos. A Guarda vem agora juntar-se às três cidades com quem a Póvoa de Varzim mantém relações de geminação, Montgeron (França), Eschborn (Alemanha) e Zabbar (Malta).