Assim, o É-Aqui-In-Ócio apresenta, hoje e amanhã, uma Mostra e Concurso de Vídeos, intitulada Performance inside the screen, às 22h00, no Auditório Municipal.

“Performance inside the screen” é um concurso que põe à prova a criatividade de quem vê uma performance através da câmara, ou que realizou um produto audiovisual para ser incluído num espectáculo. Documentário, reportagem, making of, ficção, experimental ou outro. Haverá dois prémios para o concurso, um composto por um júri seleccionado pelo Varazim Teatro que votará o melhor vídeo, e um segundo prémio, que elegerá a melhor performance para ser apresentada na Póvoa de Varzim. Esta última escolha será feita pelo público.

Na quinta-feira, 29, às 22h00, no Auditório Municipal, a associação poveira faz as honras da casa mais uma vez, com a peça “O rei imaginário ou a ausência de Deus”.

Sobre “O rei imaginário ou a ausência de Deus”

O Rei Imaginário ou a ausência de Deus é um espectáculo sem pretensões mas carregado de intenções, onde a personagem Teles, um juiz que acaba em ladrão, escorraçado pela sociedade, é a imagem degradada do homem que outrora foi. Outrora reconhecido e admirado, refugia-se no sonho, esse “régio dom que a natureza, Deus ou o Diabo, repartem pelos desgraçados para os sustentar na vida”. Este indivíduo, igual a qualquer outro indivíduo, não passa de um objecto manipulado e que só se liberta do manipulador pelo sonho. Relata-nos a sua vida funcionando cada palavra, cada frase, cada momento, “como uma faca que se enterra nos espectadores” e que a cada questão colocada penetra mais fundo atingindo a dor maior amplitude com a inclusão de excertos da Cena do Ódio de Almada Negreiros.

Tentando preservar a ideia que encontramos em Raul Brandão de que o “Teatro deve ser, mais do que qualquer outra obra literária, uma peça sintética, a alma descarnada das coisas apenas, e, por isso mesmo para que apaixone, é preciso que seja simples, cavando fundo no coração humano”.

O preço dos bilhetes para os Espectáculos Público Geral é o seguinte: Inteiro 5,00€; Sócios Varzim Teatro 2,50€; Grupos (mais de 8 pessoas) 3,75€; Grupos Familiares (mais de 3 pessoas maiores de 12 anos) 3,75€; Com Desconto (estudantes, menores de 25, maiores de 65, reformados, desempregados, portadores de Cartão Jovem Local e pessoas portadores de deficiências) 3,75€. Para os Espectáculos Infantis, tem um custo de 3,00€ e 1,50€ para Sócios Varazim Teatro. Os locais de venda são o Posto de Turismo, a Biblioteca Municipal, a Casa da Juventude e no local do espectáculo (uma hora antes do mesmo).

Para informações e reservas, contacte o Varazim Teatro através dos números 916 439 009 e 912 420 129, do email festival@varazimteatro.org e ainda em www.varazimteatro.org.