As sessões decorreram nos dias 23 e 25 de julho, quinta-feira e sábado passado, e tiveram como objetivo a integração de 15 novos voluntários. O primeiro encontro, virtual, deu-lhes a conhecer a Bolsa Concelhia, a sua missão, valores e modelos de organização e atuação e desafiou-os a refletir e a abordar “questões-chave” associadas ao voluntariado. Já o segundo encontro foi presencial e decorreu no espaço exterior da Casa da Juventude onde os 15 novos voluntários assinaram o Programa de Voluntariado.

Este grupo está, então, preparado para juntar esforços aos restantes 162 voluntários que constituem a BCVPV para dar apoio nas seguintes áreas de atuação: apoio a pessoas com deficiência, associativismo, ambiente, animais, desenvolvimento socioeconómico, saúde, educação, cultura, ação social e desporto. São várias as entidades que podem contar com o empenho dos membros da Bolsa, desde A Cerca – Abrigo de Animais Abandonados, à Cruz Vermelha – Núcleo da Póvoa de Varzim ou ao MAPADI.

Se estiver interessado/a em integrar a Bolsa de Voluntariado saiba que deve: ter 16 anos ou mais de idade; residir preferencialmente no concelho da Póvoa de Varzim, ou limítrofes; conhecer e aceitar a legislação aplicada ao exercício do Voluntariado; estabelecer e cumprir o “Programa de Voluntariado”, que regula junto da Bolsa de Voluntariado e das entidades promotoras, a atividade voluntária em projetos de curta, média ou longa duração; demonstrar um perfil, motivação e disponibilidade adequado à prática regular do voluntariado, no contexto da atividade da Bolsa de Voluntariado ou projetos por si mediados ou dinamizados; participar num encontro e formação inicial, vocacionado para acolher e capacitar genericamente os novos voluntários.