Antes do Verão ter início irá abrir, naquele local, uma gelataria e um sushi-bar, além de continuarem os serviços do restaurante Élebê. A novidade foi avançada pelo Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, no final da reunião do executivo e após ter sido aprovada a transmissão de quotas da concessão.

A exploração dos espaços muda, assim, de mãos e os novos concessionários vão colocar em prática o que a autarquia projetou para aquele local. O Presidente Aires Pereira garante que a discoteca ao ar livre acabou e que a Fortaleza vai entrar no bom caminho.

Segundo explicou o edil, os novos concessionários, que vão assegurar o pagamento da renda mensal de 2700 euros, pretendem colocar todos os espaços em funcionamento além de criarem uma grande esplanada no pátio interior da Fortaleza. Acabará, também, o acesso condicionado ao local. A Fortaleza será um espaço para todos.

Ainda na última reunião a Câmara Municipal aprovou a substituição de toda a iluminação pública do concelho por lâmpadas com tecnologia LED. Segundo o Presidente da Câmara poveira, o processo deverá estar concluído dentro de três a quatro anos, sendo que as primeiras intervenções vão arrancar ainda antes deste verão nas artérias junto à marginal da cidade, nomeadamente na avenida dos Banhos, Passeio Alegre, rua da Junqueira, como nas avenidas Vasco da Gama e Santos Graça.

Aires Pereira acredita que a medida vai permitir “uma significativa poupança em termos de custos com a energia”, mas também colocar um ponto final à redução da iluminação pública que a Câmara procedia nos meses de inverno. Deixa assim de estar acesa uma luminária sim, uma não.