Além dos 722 galardoados, o Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, fez questão de atribuir a Medalha de Mérito Desportivo da Cidade da Póvoa de Varzim a Luís Neto, que recentemente terminou a carreira de futebolista profissional (ao longo do qual, após a formação no nosso Varzim, teve um percurso competitivo em que conquistou 2 títulos de campeão nacional em Portugal, outros 2 na Rússia, 2 Taças da Liga Portuguesa, 1 Supertaça da Rússia, além de ter representado Portugal 27 vezes, 19 das quais na seleção sénior). Acaba de enveredar pela carreira técnica como adjunto do novo treinador do Sporting, a equipa onde foi campeão na última época, e por isso, não pôde estar presente na Gala, fazendo representar-se pelos pais.

No seu discurso, Aires Pereira dirigiu algumas palavras ao ex-futebolista, expressando que “o teu município, os teus conterrâneos, e particularmente os muito milhares de Poveiros que praticam desporto, têm em ti uma referência, tanto no plano desportivo quanto no plano social”.

A todos quantos subiram ao palco para receber a sua distinção, o Presidente da Câmara demonstrou a sua “gratidão” e deu os seus “mais sinceros Parabéns”, agradecendo também aos familiares dos jovens desportistas.

Aires Pereira reconheceu que “o Desporto deu um contributo importante para a caracterização e definição da Póvoa de Varzim como uma “cidade jovem”, aliás, como um “município jovem” ou “um concelho em forma”. É esta a imagem que, graças ao Desporto, a Póvoa projeta interna e internacionalmente, sobretudo por efeito dos grandes eventos desportivos que acolhe.

O Presidente da Câmara recordou que esta era a 9.ª vez que o Município reunia os desportistas poveiros que, no ano transato, melhor desempenho tiveram na modalidade que praticam: 635 atletas, divididos por 28 modalidades (Andebol, Atletismo, Automobilismo, Basquetebol, Ténis de Praia, Bodyboard, Bombeiros, Canoagem, Capoeira, Ciclismo, Dança, Futebol, Futebol de Praia, Futevólei, Ginástica Acrobática, Jiu-jitsu, Judo, Karaté, Kickboxing, Motociclismo, Motonáutica, Muay thai, Natação, Pesca Desportiva, Polo Aquático, Squash, Vela, Voleibol, Voleibol de Praia).

Sobre esta diversidade de modalidades com praticantes (e com praticantes campeões) no nosso concelho, Aires Pereira referiu que “é a expressão da evolução que o Desporto teve nos últimos anos, como é igualmente expressão da diversidade cultural e social da comunidade poveira, que acolheu e integrou cidadãos de todo o mundo – que entre nós encontraram as condições logísticas para continuarem a praticar modalidades desportivas dos países de origem. Esta diversidade enriquece-nos como Município Amigo do Desporto, que sempre fomos, e como Município Amigo da inclusão, que igualmente somos”.

Foram igualmente distinguidos, na Gala do Desporto, 62 técnicos, divididos por 18 modalidades (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Bodyboard, Bombeiros, Ciclismo, Dança, Futebol de Praia, Jiu-Jitsu, Judo, Karaté, Kickboxing, Muay Thai, Natação, Polo Aquático, Vela, Voleibol, Voleibol de Praia), três árbitros, divididos por três modalidades (Karaté, Kickboxing, Futevólei). No âmbito do Desporto Escolar, na modalidade de Basquetebol, foram galardoados 19 atletas, um professor e um Juiz-Árbitro.

Os momentos de animação da Gala do Desporto, que aconteceu na sexta-feira à noite, foram protagonizados pela academia Dancebox Performing Arts, sendo que a atuação de encerramento contou com a participação dos interpretes, rappers e hip hopers da Póvoa de Varzim, Marka & Frizo na apresentação do “Milagre do Bairro”.