Fátima Campos Ferreira, a madrinha da instituição, apresentou o lançamento do livro “Histórias com Regaço II – Coletânea de Contos Infantis”, obra que reúne textos dos escritores Álvaro Magalhães, Ana Maria Magalhães, António Sampaio da Nóvoa, Isabel Alçada, António Mota, Gisela Silva, João Manuel Ribeiro, Luís Diamantino Batista, Luísa Ducla Soares, Maria da Conceição Sousa, Vicente e Maria Teresa Maia Gonzalez, com ilustrações de Joana Santos, Teresa Lares, Inês Antunes, Pedro Seromenho, Isabel Sá, Ana Marques, Isabel Mata Graça, Cristina Meireles e Catarina Coelho.

O evento contou ainda com o lançamento de uma série limitada de chávenas exclusivamente desenhadas pelos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura e foi abrilhantado por um espetáculo de dança, de bailado, de tunas e pela exibição de um filme sobre o Regaço e a inclusão dos mais pequenos na sociedade.

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, fez questão de marcar presença nesta iniciativa, ao lado de todos aqueles que contribuíram para as comemorações dos 10 anos do Regaço.

O autarca deu os parabéns à instituição e enalteceu todo o trabalho incansável desenvolvido em prol da comunidade, nesta primeira década de existência da Casa do Regaço, sublinhando que esta continuará a ter o apoio da autarquia em projetos futuros.

Recorde-se que no âmbito das celebrações dos 10 anos da instituição, o Regaço promoveu, no dia 24 de novembro, no Cine-Teatro Garrett, um seminário destinado aos profissionais da Área Social, Saúde e Educação, que contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e com o apoio científico da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF).

Intitulado “10 anos a (des) construir o acolhimento Institucional”, o evento versou sobre os desafios e práticas no ato de acolher crianças institucionalmente. Através do debate, refletiu-se sobre as questões científicas, técnicas e éticas que se levantam a partir da intervenção quotidiana realizadas por técnicos no acolhimento a crianças, bem como as relações entre escola e instituições de acolhimento. Identificaram-se ainda práticas positivas que podem e devam ser valorizadas no acolhimento de crianças.

A Casa do Regaço, Centro de Acolhimento Temporário de crianças e jovens em risco, foi um sonho do Núcleo da Cruz Vermelha da Póvoa de Varzim tornado realidade em março de 2006. A sua missão consiste em proporcionar às crianças acolhidas a satisfação de todas as suas necessidades básicas em condições de vida o mais aproximadas possíveis da sua estrutura familiar, fomentar a sua valorização pessoal e social, a sua segurança, saúde, educação, formação, assim como o seu desenvolvimento integral.