Com estas olimpíadas pretende-se incentivar os alunos das escolas do concelho a escrever de forma mais cuidada, incutindo o gosto pela arte da escrita. Para além disso, é sempre uma oportunidade para juntar os alunos, para que haja, uma interação entre eles.

O trabalho realizado pelas escolas é também importante. Todos os anos é convidado um escritor para despertar e motivar o processo criativo dos jovens. Nestes encontros com os autores, os alunos podem contatar com diversos autores nacionais e, os escritores têm a possibilidade de dar a conhecer as suas publicações e projetos.

Os trabalhos produzidos nas Olimpíadas da Escrita são posteriormente analisados por um júri, composto por um representante de cada escola e o Vereador da Cultura do Município, sendo atribuídos prémios aos três melhores trabalhos por escalão e categoria.

Este ano a escritora convidada para participar nas Olimpíadas da Escrita é Marta Bernardes, que Nasceu a 11 de junho de 1983 no Porto é licenciada em artes plásticas pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, é uma artista plástica, escritora e atriz portuguesa.

Aprofundou os seus estudos em artes visuais e multimédia na ESNBA (École Nationale Supérieure des beaux-arts) de Paris, em 2008 obteve o mestrado em Psicanálise e Filosofia da cultura na faculdade de filosofia da Universidade Complutense de Madrid.

Nesta mesma instituição desenvolve atualmente um trabalho de doutoramento na área da filosofia avançada.  Foi elemento da direção do serviço educativo do Museu de Arte Abstrato Espanhol, Cuenca – Espanha e membro da coordenação de exposições da Fundação Juan March, Madrid.

Enquanto escritora editou: Arquivo das Nuvens em 2007 e ainda o livro de poemas Claviculária em 2014. Colaborou ainda em 2015, com Catarina Nunes de Almeida no livro Achamento e com Afonso cruz e José Cardoso em Barafunda.

Na edição deste ano, a grandiosa Festa de Encerramento das atividades do Projeto Escola da Minha Vida, decorrerá na tarde de 20 de abril, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim, que se tornará uma vez mais pequeno, para receber os premiados, convidados, parceiros e as representações de cada escola.