Andrea Silva destacou a importância decisiva destas iniciativas, afirmando que “os políticos não podem ficar parados perante a crise na habitação” e que “o acesso à habitação é uma prioridade absoluta”. Defendeu também que “cada família da Póvoa de Varzim deve poder viver com dignidade, estabilidade e segurança, e é para isso que continuaremos a trabalhar diariamente.”

Neste sentido, está em curso a empreitada da construção de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado sito na Rua Alberto Oliveira, Barreiros, um investimento de 5 milhões e 100 mil euros. Esta obra, que teve início em outubro de 2024, tem enquadramento na ELH e contempla a construção de 48 fogos novos em dois blocos (bloco norte, com 3 pisos: 8 T1, 6 T2 e 2 T4; bloco nascente, com 4 pisos: 24 T1, 4 T2 e 4 T3).

Duas outras empreitadas estão a decorrer na Rua Dr. Belarmino Pereira: a de construção de 24 fogos de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, um investimento de 2 milhões e 600 mil euros; a outra empreitada engloba todos os trabalhos necessários para a construção de dois edifícios de habitação jovem a custos controlados constituído por 72 fogos habitacionais. Trata-se de um investimento de 11 milhões de euros.

A empreitada de conceção-construção de 32 fogos destinados a habitação temporária e necessidades de realojamento de pessoas vulneráveis é o investimento mais recente, que ronda os 2 milhões e 400 mil euros. Este Empreendimento Habitacional da Mariadeira é o último lote de habitações da Estratégia Local de Habitação (ELH) e constitui um caso excecional, dada a sua orientação para responder a uma necessidade social.