O documentário reúne várias entrevistas sobre este imóvel de interesse público realizadas a diferentes pessoas, nomeadamente, ao Vice-Presidente e Vereador da Cultura, Luís Diamantino, à Diretora do Museu Municipal, Deolinda Carneiro, e ao Arqueólogo Municipal, José Flores, bem como a jovens que participaram nas escavações levadas a cabo pela autarquia nos meses de Verão.

Manuel Horta espera que o trabalho realizado sirva como instrumento de estudo para futuros investigadores.

Recorde-se que esta elevação de 153 m de altitude regista um longo período de ocupação (séc. VIII a.C. – séc. III d.C.) e forneceu já importantes elementos de estudo para a história dos povos castrejos e da implantação romana. A primeira intervenção deu-se nos inícios do século XX pela mão de Rocha Peixoto e, desde 1980, vêm-se realizando trabalhos arqueológicos tendentes à sua escavação, estudo e valorização. No Museu Municipal está em exposição o espólio mais significativo.