O Município da Póvoa de Varzim, através do Serviço para a Igualdade e Cidadania e em colaboração com a EAPN - Rede Europeia Anti-Pobreza, acolhe no átrio do Centro Coordenador de Transportes, a exposição “20 Caminhos na Voz de Migrantes”.
Patente até 31 de julho, esta mostra dá visibilidade às experiências, sonhos e trajetórias de vida de pessoas migrantes que escolheram Portugal para viver. A exposição é resultado do trabalho desenvolvido ao longo de 2022, 2023 e 2024 no âmbito do Projeto Opportunities, financiado pelo programa europeu Horizon 2020.
Este projeto internacional tem como objetivo promover a inclusão social através da partilha de histórias reais de migração, utilizando a metodologia Cross Talks/Conversas Cruzadas — um formato que promove o diálogo e a empatia entre migrantes e cidadãos da sociedade de acolhimento.
“20 Caminhos na Voz de Migrantes” apresenta 20 histórias recolhidas durante as Conversas Cruzadas. Nestes testemunhos, migrantes partilham não apenas os seus percursos e dificuldades, mas também as suas aspirações, esperanças e expectativas face à sociedade portuguesa. A exposição assume-se como uma proposta de escuta ativa e de construção de pontes entre comunidades, desafiando preconceitos e promovendo a coesão social.
A mostra é composta por cinco painéis e integra cabides com sacos contendo mensagens deixadas pelos próprios participantes. Complementando a exposição, é apresentado o documentário “Mohsin”, centrado na vida de um refugiado participante no projeto, cuja história é um exemplo de resiliência e reconstrução.
Este projeto convida toda a comunidade a envolver-se ativamente na reflexão sobre a integração e os desafios da mobilidade humana em Portugal e na Europa.
