Passar para o conteúdo principal

A Lipor e seus Municípios Associados lançaram, esta manhã, na Póvoa de Varzim, uma nova Campanha de Comunicação com vista à promoção da colaboração dos cidadãos no processo da Reciclagem.

Esta Campanha marca uma nova forma de comunicar a reciclagem, sob o mote “Recicla-te”, destinada aos cidadãos dos oito municípios: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde e tem como objetivo: sensibilizar os cidadãos para a importância da reciclagem dos resíduos, motivando-os a transformar o seu comportamento.

O Presidente do Conselho de Administração da Lipor e Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, explicou que “estamos aqui para comunicar de forma diferente tudo o que tem a ver com a problemática dos resíduos. Com esta campanha pretende-se mudar a terminologia e as nossas atitudes no que diz respeito a lixo e resíduos, pois a diferença entre lixo e resíduos está só na nossa atitude, num pequeno gesto de colocar no sítio certo”.

Aires Pereira esclareceu que “esta campanha de comunicação tem a ver com todo o trabalho que a Lipor tem vindo a desenvolver no sentido de aumentarmos e atingirmos aquilo que são as metas fixadas sob o ponto de vista da reutilização”.

O Presidente do Conselho de Administração da Lipor revelou que a empresa é a “entidade responsável pelo tratamento de 500 mil toneladas de resíduos por ano de mais de um milhão de pessoas e é uma empresa que se preocupa afincadamente com o futuro de todos nós”.

Neste sentido, “decidimos lançar mão de uma campanha muito impactante, que comunica de forma diferente e tem por objetivo agitarmos, ou seja, percebermos que desde o momento que nos levantamos até que nos deitamos tudo o que fazemos impacta naquilo que é a nossa presença neste planeta”.

Aires Pereira transmitiu que “queremos que as pessoas sintam a necessidade que há de mudarmos de atitude” e deste modo e como forma de criar uma maior proximidade com o cidadão foi criada uma iniciativa itinerante denominada de “Rastreio Clínico”. Entre 16 de setembro e 2 de outubro, uma carrinha percorrerá os 8 municípios associados da Lipor. A dinâmica tem por objetivo ajudar as pessoas a descobrir se têm um problema. Para isso, uma equipa de “especialistas” convida o cidadão a entrar na viatura e fazer o rastreio, através de um jogo de perguntas sobre reciclagem e sobre os próprios hábitos de tratamento de resíduos.

Amanhã, 17 de setembro, ainda poderá submeter-se ao Rastreio Clínico, na viatura instalada para o efeito na Praça do Almada.

No âmbito desta Campanha foi também criado um Microsite www.recicla-te.pt e um e-mail de suporte recicla-te@lipor.pt para qualquer esclarecimento dos cidadãos.

Aviso: condicionamentos de trânsito

No âmbito de duas intervenções nas saídas do nó da Póvoa de Varzim para a A28, promovidas pela concessionária Norte Litoral, o Município informa para cortes de trânsito nos dias 24, 25, 27 e 28 de março.

Saiba mais aqui.

Aviso: condicionalismos de trânsito no dia 24 de março

No dia 24 de março, devido à realização de uma Via-Sacra Pública, estará interdita a circulação de trânsito de todos os veículos a partir das 21h30 e até ao final do evento na Rua Cidade do Porto, Rua Manuel Silva, Praça da República, Rua Dr. Sousa Campos, Praça do Almada, Rua Dr. Leonardo Rodrigues, Rua António Leite Dourado, Rua Flávio Gonçalves, Rua de Costa Júnior, Rua do Senhor do Bonfim, Rua 1.º de Maio, Rua do Cidral e Rua da Conceição.

Aviso: circulação condicionada pela Procissão do Senhor dos Passos

Por força da realização da Procissão do Senhor dos Passos, estará interdita a circulação de trânsito e o estacionamento de todos os veículos na Rua Direita, Rua Padrão da Vila e Rua Tomé de Sousa, em Rates, no dia 2 de abril, das 15h00 até ao termo da procissão.

Saiba mais aqui.

Aviso: Circulação condicionada pela requalificação da Rua Rocha Peixoto

Desde 16 de novembro, realizam-se os trabalhos de “Arranjo Urbanístico da Rua Rocha Peixoto", que levarão ao corte de trânsito nessa via pelo período de 5 meses, duração prevista da empreitada. 

Saiba mais aqui.