Duas turmas do 4º ano da Escola dos Sininhos participaram nesta iniciativa que a Biblioteca Municipal organizou e que decorreu no Diana Bar. A Hora do Conto Especial pretendia ser uma leitura do livro Cego do Maio: anjo da salvação, que a autora lançou em 2005,  editado pela Opera Omnia, com ilustrações de Alex Gosblau, mas transformou-se numa conversa entre Manuela Costa Ribeiro e os alunos. A autora falou sobre o processo criativo da escrita e sobre os elementos cativantes da personalidade do herói poveiro que a levou a escrever sobre ele. Cego do Maio foi o Herói maior das gentes da Póvoa de Varzim. 
Nascido a 8 de Outubro de 1817 era um dos mais humildes entre os humildes, realizou mais de 80 salvamentos ao longo da sua vida e enfrentava o mar sempre que era preciso.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Luís Diamantino, responsável pelos Pelouros da Educação e da Cultura, esteve presente nesta atividade e ofereceu um livro a todos os alunos que estiveram presentes no Diana Bar.