Formado por um núcleo de seis instrumentistas especializados em música barroca, o Ensemble Masques é reconhecido pela sua expressividade, eloquência e profundidade das suas interpretações. Extrai o seu nome das “masques” da Inglaterra elisabetiana – inspirados espetáculos juntando poesia, música, dança e teatro.

Além de se apresentar em concerto na Europa, Masques tem tocado no Canadá assim como nas principais cidades dos Estados Unidos, desde 1999. Os membros do agrupamento consagram uma parte do seu tempo ao ensino e aproveitam as suas digressões para apresentar projetos pedagógicos que oferecem um resumo do seu trabalho e da sua paixão a numerosos jovens em todo o mundo.

Masques apresenta ocasionalmente programas que combinam música e teatro (ou narração), saindo do formato concertista tradicional.

Olivier Fortin, diretor e fundador do Ensemble Masques, ensinou cravo e música de câmara no Conservatório de Música de Quebeque entre 2004 e 2008 e é docente no Tafelmusik Summer Institute de Toronto.

Jean Rondeau é um cravista apaixonado e curioso, que varia entre o barroco, o clássico e o jazz, e gosta de temperar com filosofia e pedagogia, para aprofundar as relações entre todas as culturas musicais.

Estão à venda em www.bol.pt e no Cine-Teatro Garrett (bilheteira 10h30 – 12h30 / 15h30 – 17h30), os bilhetes para os concertos do Festival. O ingresso, por espetáculo, custa 3,00 € e há ainda a possibilidade de adquirir bilhete passe para todos os espetáculos por 25,00 € e a brochura por 5,00 €. A conferência de 7 de julho e os espetáculos incluídos em “Manifestações Paralelas” são de entrada livre. Nos dias dos concertos, também pode comprar os bilhetes nos locais onde se realizam (Auditório Municipal, Igrejas Matriz e Românica de S. Pedro de Rates), a partir das 20h30. Consulte o programa completo aqui.