O evento celebrou a assinatura do auto de transferência deste edifício, da Junta de Freguesia para a Confraria de N.ª Sra. da Saúde, acompanhada da respetiva entrega da chave do edifício à Confraria. Houve lugar às intervenções do Juiz da Confraria N.ª Sra. Saúde, Joaquim Sobral, e do Padre Guilherme Peixoto, Pároco da Paróquia de S. Miguel de Laúndos, responsável também pela bênção do novo edifício.

No seu discurso, Aires Pereira falou de um momento que constitui “a entrega à população de uma magnífica obra, resultante de um investimento autárquico de 452 mil euros”. “Este não é, contudo, um investimento isolado na freguesia”, como lembrou o Presidente da Câmara, já que “devolvemos recentemente à comunidade de Laúndos uma nova Escola Básica das Machuqeiras, totalmente recuperada, com excelentes condições para o presente e futuro das nossas crianças” e a freguesia irá beneficiar, a breve trecho, da criação de uma creche e berçário, com capacidade para acolher 42 crianças, decorrente da requalificação da Escola Básica n.º 2 de N. S.ª da Saúde, no âmbito da Requalificação e Alargamento da Rede de Equipamentos e Respostas.

Não esquecer, ainda, a importância da expansão na Zona Industrial de Laúndos, “um local estratégico para a economia local, para a criação de emprego, e que funciona como ponto de referência da freguesia de Laúndos e para o Norte do País” e para o qual o Município da Póvoa de Varzim tem contribuído. Aires Pereira sublinhou, igualmente, o empenho na reposição “das condições de habitabilidade e dignidade que as populações de Laúndos merecem, ao ser voz incómoda e de pressão junto da Administração Central, para a resolução do problema do Aterro Sanitário e para o seu necessário encerramento”.

A concluir, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim deixou uma palavra de agradecimento aos lanutenses “por tudo aquilo que fazem de diferente, pelo seu constante trabalho em conjunto e envolvimento naquilo que é o interesse comum, que tem permitido a realização e desenvolvimento desta terra”. É com este espírito de união, que o Município continuará irredutível “no compromisso para continuarmos a desenvolver a freguesia de Laúndos e a criar condições para que seja Bom Viver Aqui!”. No final, a população foi convidada a visitar o novo equipamento, “construído ao serviço de todos”.