Este projeto foi concebido pela Casa do Povo de Aguçadoura e concretizou-se graças ao financiamento de 60 mil euros por parte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim. De destacar, também, o apoio da Junta de Freguesia de Aguçadoura e de benfeitores poveiros que, de forma solidária e altruísta, decidiram ceder alguns equipamentos ao albergue.

A inauguração do Albergue de Aguçadoura contou com a presença do Arcebispo Primaz Emérito de Braga que benzeu este novo espaço. D. Jorge Ortiga, que recentemente foi homenageado pelo Presidente da Câmara Municipal nos Paços do Concelho, referiu-se à necessidade de criar respostas de alojamento como esta em Aguçadoura, que respeitem a interculturalidade daqueles que, num contexto de turismo espiritual ou no caminho até à fé (“mesmo que não necessariamente a nossa”), procurem na Póvoa de Varzim o local certo para repousar. Segundo o próprio, “aquele que acolhe um estrangeiro, acolhe-me a mim”, pois “mesmo não falando a mesma língua, todos se entendem na linguagem do amor”.

Aires Pereira revelou que o Município da Póvoa de Varzim apoiou a criação do Albergue de Aguçadoura, na medida em que se trata de uma aposta importante na projeção do nosso concelho num nicho turístico muito importante – o espiritual ou de fé. Segundo o Presidente da Câmara Municipal, uma vez que a Póvoa de Varzim é parte integrante do Caminho Português da Costa até Santiago de Compostela, este é um investimento autárquico que faz todo o sentido; ainda por cima numa vila como a de Aguçadoura que se destaca no concelho pela sua rica oferta, quer em termos de tradição e história, quer em termos de qualidade dos produtos hortícolas locais.

O Albergue de Aguçadoura oferece aos visitantes 24 camas, uma vista única sobre o mar e uma zona exterior aprazível, composta por uma esplanada e um espaço para armazenar bicicletas.