A Minuta de Contrato de Comodato a celebrar com a Confraria dos Sabores Poveiros foi aprovada pelo Executivo Municipal no inicio deste ano e estabelece a cedência gratuita do uso de uma sala deste espaço para sede social e respetivo desenvolvimento da atividade associativa.

Esta sessão de inauguração contou, igualmente, com o anúncio do novo prato a divulgar pela Confraria, que será a Sopa de Peixe, feita com pescado local e com produtos hortícolas do concelho. A Vereadora do Pelouro do Turismo, Lucinda Amorim, explicou que o objetivo é que esta iguaria confecionada pelo chef Alexandre, confrade dos Sabores Poveiros, faça parte da ementa dos restaurantes locais.

Fundada em 2011, a Confraria dos Sabores Poveiros tem por objetivo central preservar e promover a gastronomia tradicional da Póvoa de Varzim, tendo a Pescada e a Rabanada à Poveira como os seus pontos de referência. A sua atuação visa promover o estudo, defesa e divulgação dos pratos tradicionais e promover medidas tendentes à fixação das características básicas e típicas das receitas, procurando encaixar de forma harmoniosa a evolução natural dos conceitos gastronómicos.