A população reformada com mais de 65 anos de instituições poveiras, como Associação de Reformados, Argevadi, Beneficente, Centro Social e Paroquial de Terroso e Aver-o-Mar, Centro Social Bonitos de Amorim e Centro Social Bem Estar de S. Pedro de Rates, podem exercitar-se duas vezes por semana, uma aula de natação e outra de ginástica, nas instalações da Varzim Lazer.

Cerca de 250 pessoas, divididas por dezasseis turmas, estão inscritas nesta iniciativa da Câmara Municipal que terá início em Outubro e terminará em Julho.

A prática de exercício físico na terceira idade não só é importante para melhorar a força física do idoso, mas um bem necessário para fugir à depressão, reduzindo as insónias, a ansiedade e o stress.

Exercícios adequados e regulares ajudam a manter o peso ideal, regulam as funções respiratórias, fortalecem os músculos e dão mais equilíbrio ao corpo, dando-lhe também mobilidade. Além disso, fazem o sangue fluir melhor e levar mais oxigénio para todas as partes do corpo, reduzindo o mau colesterol, que obstrui as artérias, e elevando o nível de colesterol bom, que ajuda a proteger contra as doenças cardíacas.