O Porto Canal veio à Póvoa de Varzim conhecer a estratégia de gestão dos biorresíduos em implementação no nosso concelho.
No programa “Planeta Verde”, a Vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim apresentou a plataforma de compostagem de resíduos verdes e o microdigestor de resíduos alimentares, equipamentos já em utilização teste em Laúndos e que são estratégicos na gestão desta fileira de resíduos, sendo uma referência a nível nacional.
Sílvia Costa explicou que este “projeto piloto e inovador” propicia uma “melhor gestão e redução das emissões de CO2” dos resíduos, que passam a ter “uma solução local”, dispensando o seu transporte até à LIPOR. Os resíduos são agora “produzidos localmente, tratados localmente, com o objetivo que o composto daí resultante possa ser também usado localmente”, respeitando o desígnio do Município de promoção da circularidade.
Para a Vereadora, estes equipamentos inovadores permitem “aumentar a eficiência na gestão e reduzir significativamente a quantidade de resíduos indiferenciados que produzimos”, relativamente a duas tipologias de resíduos: alimentares e verdes. Os biorresíduos representam 40% do contentor normal de indiferenciados e, à luz desta conclusão, a Câmara Municipal da Póvoa de Varzim implementou circuitos de recolha de resíduos verdes nas zonas rurais e um circuito de recolha de resíduos alimentares nas freguesias com características mais urbanas.
Paralelamente, é preocupação da Câmara Municipal “envolver a nossa comunidade naquilo que são as preocupações ambientais” e “comprometer toda a comunidade com estes princípios de uma gestão ambiental eficiente” e de “combate às alterações climáticas”. Neste sentido, Sílvia Costa destacou a importância da criação do primeiro Centro do Clima do país, uma “infraestrutura que irá trabalhar numa vertente científica” e, simultaneamente, “diretamente com a comunidade na promoção de alternativas que promovam uma redução do impacto ambiental”.
Veja o programa completo aqui.