A sessão de abertura contou com os discursos do Presidente da Direção d’A Beneficente, Rui Quintas, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Luís Diamantino. O Painel I teve como tema a “Integração sensorial e desenvolvimento”. “A importância da integração sensorial no desenvolvimento da criança” foi abordado por Helena Reis, do Instituto Politécnico de Leiria, na Escola de Saúde, e “Comportamento e competências sociais em crianças dos três aos cinco anos: relação com o processamento sensorial”.

O Painel II abordou a temática “Cantinhos sensoriais”. Margarida Oliveira, terapeuta ocupacional, Hugo Pontes e Ana Matos, ambos educadores de infância, aprofundaram a “Implementação do cantinho sensorial na creche e jardim de infância.

“Crescer a brincar” foi o título do Painel III. Carlos Neto, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, debruçou-se sobre o tema “Brincar e ser ativo em espaços interiores e exteriores na creche e jardins-de-infância”.

O último Painel contou com as intervenções de Vânia Martins Miranda, pedopsiquiatra, sobre “Perturbações da regulação do processamento sensorial: diagnóstico/ intervenção”, Cláudia Gonçalves, pediatra, sobre “Dificuldades da regulação do processamento sensorial: apresentação de dois casos clínicos” e Júlia Guimarães, doutorada em pediatria de neurodesenvolvimento, sobre “Regulação do processamento sensorial: brincar/ estratégias”.