A Vereadora do Pelouro do Ambiente, Sílvia Costa, marcou presença na iniciativa e deu as boas vindas às escolas dos agrupamentos presentes (Rates, Aver-o-Mar, Dr. Flávio Gonçalves), ao Colégio de Amorim e à Escola do Freixo de Ponte de Lima.

Este intercâmbio proporcionou um espaço de encontro e diálogo entre os diferentes grupos Eco-Escolas, que mostraram como as estações meteorológicas desenvolvidas em contexto escolar podem ser um instrumento de aprendizagem, não só para os alunos, mas também para a comunidade como um todo.

Todos têm um papel importante a desempenhar na construção de comunidades mais resilientes, prósperas e saudáveis. A escola, ator central da comunidade educativa, tem um papel crucial, não só na educação dos alunos, mas também na promoção da literacia ambiental da comunidade como um todo. O programa “Eco-Escolas” é exemplificativo deste esforço, mobilizando professores e alunos a criar espaços de aprendizagem e iniciativas que visam transformar as suas comunidades.

Esta sessão foi desenvolvida no âmbito do projeto “Literacia para a Transição Climática!”, implementado no quadro do Programa #TheEuropeChallenge 2024: Libraries, Communities and Democracy, financiado pela European Cultural Foundation e executado em parceria pelo Centro do Clima da Póvoa de Varzim e a Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.