Com o objetivo de apoiar o acolhimento e integração da comunidade migrante, realizou-se uma Mostra de Gastronomia, Artesanato e Etnografia dos diversos países de origem dos imigrantes que residem no nosso concelho (Ucrânia, Venezuela, Argentina, Colômbia, Angola e Brasil).

Marcaram presença no evento, que decorreu no Centro Ocupacional da Lapa, a Vereadora do Pelouro da Coesão Social, Andrea Silva, Graça Lourenço, em representação do Núcleo Distrital do Porto da EAPN, e Sofia Sousa, investigadora e doutoranda em Sociologia pela Universidade do Porto (10.54499/2021.06637.BD).

Andrea Silva começou por agradecer a todas as comunidades que se fizeram representar no evento em que cada um dá a conhecer um pouco de si, da sua cultura, gastronomia e tradição. A Vereadora da Câmara Municipal transmitiu ainda que a autarquia pretende que estes encontros sejam um momento de partilha e que “todas as pessoas se sintam integradas na comunidade poveira, que, pela sua história pautada pelo ato de saber receber e querer levar a identidade local além-fronteiras, está disponível para acolher e respeitar o outro independentemente das diferenças culturais”.

O evento contou com atuações musicais da Ucrânia e do Brasil e ainda com uma «Roda de conversa» intitulada “Histórias (delas)”, moderada por Sofia Sousa. Nesta conversa, Mónica Cohen e Miriam Zanini, duas mulheres brasileiras que escolheram a Póvoa de Varzim para residir, deram testemunho da sua experiência de vida.