O Presidente da Câmara Municipal, Aires Pereira, inaugurou, no passado sábado, a renovação da Rua Padre José Oliveira, em Argivai.
Na sua intervenção, o autarca começou por destacar dois antigos Presidentes de Junta que tiveram um papel fundamental para o desenvolvimento da freguesia, Adolfo Ribeiro e Augusto Moreira. Deste último, salientou a importância que deu à preservação do património desta que é a freguesia mais antiga do concelho. Também o atual Presidente da União de Freguesias Póvoa de Varzim, Beiriz e Argivai, Ricardo Silva se preocupa em manter vivas as tradições e preservar o património, constatou Aires Pereira.
Sobre a intervenção realizada, o Presidente da Câmara disse que “nos dignifica a todos e nos revemos no que foi feito” porque mantem as seculares tradições e é cada vez mais difícil ter um espaço público com estas condições. Neste sentido, anunciou que se irá seguir a requalificação do Largo e Cruzeiro em frente à Igreja de S. Miguel, assim como uma intervenção prevista na zona da Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.
Terminou agradecendo à família Moreira pela cedência de terreno que permitiu o alargamento da via inaugurada.
Para Ricardo Silva, a renovação da Rua Padre José Oliveira “vem instituir um centro cívico nesta freguesia. É uma obra de renovação e melhoria de vias com criação de passeios e estacionamento, mas também é uma obra impregnada da identidade de Argivai”.
O Presidente da União de Freguesias fez questão de agradecer ao seu antecessor Augusto Moreira bem como ao executivo atual encabeçado por Alice Ribeiro pelo trabalho desenvolvido em Argivai. A Manuel Moreira, pela cedência do terreno, Ricardo Silva agradeceu pela sua visão e sentido de comunidade e entregou-lhe uma prova da estima da sua Junta de Freguesia e anunciou a atribuição de um Voto de Louvor.
Esta sessão inaugural contou com a declamação de um texto por Aurelino Costa sobre Argivai e as tradições que o lugar em concreto, junto ao Fontanário do Senhor dos Milagres e à Igreja de S. Miguel, o faziam reviver.