O emblemático templo poveiro foi pequeno para acolher todos os interessados em assistir à atuação dos três coros presentes: o Coro dos Pequenos Cantores de Esposende, o Coro dos Jovens Cantores de Guimarães e o Coro Manuel Giesteira, da Póvoa de Varzim.

Este foi apenas o concerto inaugural da primeira edição internacional do Encontro, organizado pela Associação Cultural Capela Marta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que vai contar com a participação de 19 agrupamentos corais, cerca de 900 vozes, num total de sete concertos, a realizar em 10 locais ligados à cultura da Póvoa de Varzim.

O concerto na Basílica do Sagrado Coração de Jesus decorreu no mesmo dia em que o Museu Municipal promoveu dois workshops gratuitos de música coral, acerca da técnica vocal e direção coral. A abertura oficial do evento ocorreu dois dias antes, na quinta-feira à noite, com a exibição do filme “Florence, uma diva fora de tom”, pelo Cineclube Octopus.

A fechar a primeira semana do Encontro Coral, no domingo, a Igreja São José de Ribamar recebeu o Coro de Câmara de São João da Madeira, o grupo Coral da Cidade de Vila Real e o Solo Voces de Lugo, Espanha.

O evento regressa na próxima sexta-feira, dia 25, no Posto de Turismo, para a atuação do Coro dos Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos e para uma tertúlia, com os maestros José Luís Borges Coelho, Vítor Lima e José Abel Carriço. Seguir-se-ão mais cinco concertos até ao dia 3 de dezembro, último dia do IV Encontro de Música Coral da Póvoa de Varzim.

Consulte o calendário completo do evento.

Depois do sucesso das últimas três edições, a 4ª edição do certame cultural tem como objetivos principais o fomento da amizade, aliado à preservação da música coral, à promoção do decano coro poveiro Capela Marta e à divulgação da Póvoa de Varzim.