O evento, organizado pela Associação Cultural Capela Marta com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, contou com a participação de 19 agrupamentos corais, cerca de 900 vozes, num total de sete concertos, realizados em 10 locais ligados à cultura da Póvoa de Varzim (Cine-Teatro Garrett, Igreja Matriz; Basílica do Sagrado Coração de Jesus; Igreja da Lapa; Igreja de São José de Ribamar; Igreja da Misericórdia, Praça do Almada, Museu Municipal, Posto de Turismo e Diana-Bar).

O diretor artístico do Encontro de Música Coral, Tiago Pereira, destacou a “elevada qualidade de todos os coros presentes, que conseguiu superar as melhores expectativas da organização”, realçando ainda a “aposta ganha” na internacionalização do evento. Recorde-se que esta foi a primeira edição internacional do Encontro e o objetivo de subir ainda mais a fasquia qualitativa nesta IV edição foi amplamente alcançado.

Tiago Pereira mostrou-se bastante satisfeito com a projeção que o evento alcançou, tendo “enchido as igrejas muito rapidamente, um pouco por todo o lado”, mesmo tendo em conta “as más condições climatéricas que se foram verificando”. A adesão não encontra paralelo em nenhum programa cultural em Portugal, pelo que se tratou dum inquestionável sucesso.

A abertura oficial do evento teve lugar no dia 17 de novembro, com a exibição do filme “Florence, uma diva fora de tom”, pelo Cineclube Octopus.

No sábado seguinte, dia 19, o Museu Municipal promoveu dois workshops gratuitos de música coral, acerca da técnica vocal e direção coral e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus foi o palco escolhido para a atuação de três coros: dos Pequenos Cantores de Esposende, dos Jovens Cantores de Guimarães e Coro Manuel Giesteira (Póvoa de Varzim).

No domingo, dia 20, a Igreja São José de Ribamar recebeu o Coro de Câmara de São João da Madeira, o grupo Coral da Cidade de Vila Real e o Solo Voces de Lugo, Espanha.

O Posto de Turismo também se associou ao Encontro Coral e no dia 25, sexta-feira, encheu para a atuação do Coro dos Pequenos Cantores de Amorim e Laúndos e para uma tertúlia, com os maestros José Luís Borges Coelho, Vítor Lima e José Abel Carriço.

O Coro & Orquestra Feliz Natal Póvoa de Varzim (que reúne os vários grupos corais do concelho) encantou os presentes na Praça do Almada, no dia 26, sábado. No mesmo dia, a Igreja Matriz recebeu o Bando de Surunyo (Porto) e os Ensemble Vocal Notas Soltas (Maia) e Pró-Música (Porto).

No dia 27, domingo, a animação esteve a cargo da Igreja da Lapa, que promoveu um concerto com o Coro Vilancico (Guimarães), o Coro Juvenil de Vieira do Minho e o Coro Polifónico de Amarante.

Na primeira sexta-feira de dezembro, dia 02, a Igreja da Misericórdia deu voz ao Grupo Coral de Areias de Vilar (Barcelos), ao Coro Académico da Universidade do Minho e ao Coro Juvenil Pró-Musica, da Póvoa de Varzim.

O IV Encontro Coral terminou no dia 03, sábado, com a atuação do grupo espanhol Mistura Vocal e da Capela Marta, na Igreja Matriz.

Fizeram também parte deste vastíssimo programa oficial, duas exposições. Desta forma, os interessados puderam consultar tudo sobre as edições passadas dos Encontros de Música Coral da Póvoa de Varzim, no Posto de Turismo, e o espólio existente sobre a vida e obra do Coro Capela Marta, intitulada “Capela Marta, 65 Anos de Música”, no Diana-Bar.