O Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim albergou 860 atletas de 4 nacionalidades: Portugal, Espanha, Luxemburgo e Holanda.

Desde crianças e adultos todos participaram nesta prova que se desenrolou nas vertentes de kata e kumite. A competição durou 12 horas, sendo que, de manhã a modalidade Kata ocupou 5 horas e Kumite ocupou 7 horas que foram distribuídas por 8 tatamis (áreas de competição).

Este evento desportivo juntou 94 clubes e a competir nos oito tatamis da prova estiveram alguns campeões nacionais e europeus, como o Nuno Moreira, Vitalie Certan, Mauro Hernandez, Filipe Reis, Ana Cruz, André Vieira entre outros.

Foram entregues a mais de metade dos 94 clubes, um total de 188 medalhas e os resultados individuais podem ser consultados aqui. Em relação aos resultados dos clubes podem ser vistos aqui.

O IV Open teve um recorde de inscrições e de provas realizadas num só dia em Portugal e o sucesso deste evento só foi possível porque teve cerca de 100 voluntários que tornaram possível a realização do Open.

O objetivo do Centro de Karaté Aguçadourense (CKA), que é o organizador e impulsionador do evento é que no próximo ano o número de inscrições vindas do estrangeiro aumente, com vista a potenciar o turismo desportivo da cidade.

Este torneio é um dos 3 principais torneios nacionais que não é organizado pela Federação Nacional de Karaté de Portugal (FNKP).

Para entregar os prémios esteve presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal e Vereador do Pelouro do Desporto, Luís Diamantino.